Notícias
CBTU investe meio milhão em aquisição de remota de potência
A Remota de Potência permite o monitoramento e controle de equipamentos
Recentemente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos realizou um investimento destinado a mais uma melhoria: a Remota de Potência. O equipamento teve um custeio de aproximadamente R$535 mil e será direcionado para a Subestação de Coqueiral, em Recife – PE.
Mas a pergunta que surge na cabeça de muitos é... Para que este aparelho serve e como ele atua?
A Remota de Potência tem funcionalidades que consistem em monitorar e comandar os equipamentos tanto da subestação quanto da rede aérea para CBTU/STU- Recife. A Remota de Potência é necessária para monitorar os estados dos equipamentos, tanto da subestação quanto da rede aérea, além de comandar e monitorar o valor de tensão dos barramentos de 3 kV e 69 kV. Também pode comunicar-se com o servidor de energia para transmissão de informações e recebimento de comandos relacionados à Subestação Retificadora de Coqueiral.
O equipamento é necessário e imprescindível, pois é devido a ele que a realização de comandos e de monitoramento remotos é possível. A instalação do equipamento encontra-se em fase final de execução e tem previsão de término para dezembro de 2025.
Para Rodolpho Barbosa, Gerente Técnico - Operação e Manutenção (GEOPE), a Remota de Potência é essencial para o Sistema da CBTU Recife. “A aquisição e, consequentemente, a modernização dos equipamentos das Subestações é fundamental e imprescindível para a manutenção da confiabilidade e segurança da operação metroferroviárias”, enfatizou.