Notícias
CBTU Natal promove doação de mudas e plantio de árvore em extinção
Foram doadas mudas de diversas espécies
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a CBTU Natal promoveu doação de mudas para os usuários da Estação Natal, no bairro da Ribeira.
Foram distribuídas mais de 100 mudas de pau-brasil, pitanga, flamboyant, castanholas, ipê rosa, goiaba, acerola, manga, graviola, palmeira e mertiolate, além de cebolinha e coentro.
As mudas foram doadas pelo projeto @arborizanatal e pelo Sítio Yvyrá Poty, que realizam plantio de árvores ameaçadas de extinção, sem fins comerciais.
A CBTU Natal também recebeu com menção honrosa uma muda da árvore brejuí (Myroxylon Balsamum), ameaçada de extinção, para plantio no pátio da Companhia.
O ato faz parte do projeto simbólico de reflorestamento com mudas de brejuí. A árvore, que alcança 20 metros de altura, é símbolo do semiárido potiguar e do esforço coletivo de reflorestamento da Caatinga. A proposta é conectar simbolicamente as nascentes do Rio Potengi, no Seridó, às suas águas que deságuam no litoral potiguar, por isso a CBTU Natal foi escolhida, pois está localizada às margens do Rio Potengi.
Pedro George de Brito, um dos idealizadores do projeto ao trazer as sementes para o plantio em Natal, explica que o plantio na CBTU é uma forma de agradecer à cidade por abrigar as sementes e ao apoio de voluntários e instituições que cultivaram as mudas.
O superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti, destaca a importância da ação de hoje: “A Companhia está comprometida com práticas sustentáveis, buscando mitigar os impactos ambientais das mudanças climáticas”.
A Companhia agradece os parceiros e reafirma seu comprometimento com práticas sustentáveis, buscando reduzir o impacto ambiental, além de preservar a flora nativa do estado.
SAIBA MAIS:
Este ano, o tema mundial escolhido pela ONU é poluição plástica, um dos problemas ambientais mais urgentes na atualidade. No total, metade de todo o plástico produzido é projetado para uso único – usado apenas uma vez e depois descartado. Além disso, menos de 10% de todo plástico produzido é reciclado.
Os resíduos plásticos podem entupir as redes de e esgoto e drenagem e gerar alagamentos na cidade. O alagamento e lixo invadem a linha férrea, prejudicando o funcionamento dos trens e a locomoção das pessoas.
Durante a Semana do Meio Ambiente, a CBTU Natal destacou suas práticas sustentáveis, como a troca de dormentes de madeira por dormentes de polímero, descarte de resíduos perigosos em locais seguros e reciclagem e destinação dos materiais para cooperativas de catadores, garantindo renda e diminuindo o impacto ambiental.
