Notícias
CBTU investe R$ 3 milhões em dormentes sustentáveis para Maceió e Natal
A fim de mitigar o impacto da poluição plástica no meio ambiente, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), investiu cerca de R$3 milhões na aquisição de dormentes de polímeros, produzidos a partir de plástico reciclado. Os novos dormentes substituirão os antigos, de madeira, e foram adquiridos 920 para Maceió e 800 para Natal. Os dormentes poliméricos são mais leves e mais resistentes, além de 100% recicláveis.
“Os dormentes são responsáveis, dentre outras coisas, por segurar os trilhos e manter o dimensionamento adequado da linha férrea, assim garantindo o nivelamento e alinhamento dos trilhos”, explica o supervisor de manutenção da CBTU Maceió, José Alberto da Silva Roque.
Os dormentes foram produzidos a partir de plástico reciclável e têm uma durabilidade de mais de 30 anos, o que impede a ação de fungos, bactérias e degradação com o clima.
Também têm maior vida útil, menor peso de carregamento e atendem as regulamentações ambientais por se tratar de um material que, no futuro, poderá novamente ser reciclado.
Sustentabilidade
Para cada quilômetro de ferrovia são utilizados aproximadamente 1700 dormentes. A utilização de dormentes de madeira equivale a aproximadamente 850 árvores. Já com os dormentes de polímero, para o mesmo 1 km de via, 120.000 kg de resíduos plásticos são retirados da natureza e nenhuma árvore é utilizada.
Fonte: Comunicação da CBTU NAT e MAC