Notícias
Plantando Esperança: CBTU participa do projeto no Dia Mundial de Combate ao Câncer
Passageiros se divertindo ao som de voz e violão ao vivo
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, a CBTU participou do projeto Plantando Esperança, do Ministério Público em parceria com o Centro Universitário - Cesmac. Cerca de 100 mulheres em tratamento oncológico foram plantadas 100 ipês rosas no Instituto Nacional de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), próximo à Estação Utinga, em Rio Largo. A ação tinha como objetivo o acolhimento desses pacientes por meio do plantio de uma árvore que simboliza força, resiliência e esperança.
O projeto iniciou na Estação Jaraguá, onde o trem seguiu com destino à Estação Utinga. O passeio teve música ao vivo, o que animou o público até a chegada ao IPMA. A recepção aconteceu pelo presidente do IPMA, Fernando Pinto e equipe, durante um coffee break dentro do Instituto.
O Promotor de Justiça da 24ª Promotoria de Justiça da Capital, Givaldo Lessa, foi o representante do evento e conta que o órgão está buscando transformar essas ações em um projeto fixo: “nós estamos sempre fazendo ações sociais como essa parceria com outras instituições como o Cesmac e, agora, com a CBTU. Por isso, estamos buscando tornar esses eventos um projeto fixo”, diz ele.
Ele completa ressaltando o simbolismo da plantação dos ipês e sua importância para as mulheres que estão em tratamento, afirmando que “o ipê é uma árvore que transmite força e sua capacidade de vencer desafios. Elas vão plantar uma árvore agora para colher no futuro, simbolizando a esperança de que o tratamento vai dar certo”.
Para a presidente do Instituto Casa das Rosas, Juliane Matos, “o plantio traz a ideia de conscientização das mulheres para realização do diagnóstico precoce, pois as chances são maiores de um melhor prognóstico. Então, a iniciativa é maravilhosa, pois o crescimento das plantas traz uma mensagem muito importante para as pacientes”.