Notícias
I Oficina de Robótica atrai crianças e jovens para a Estação Maceió
Em parceria com o Sesi/Senai, aconteceu a I Oficina de Robótica, neste sábado, (08), na Estação Central. O evento contou com atividades relacionadas a ciências e tecnologia, além de possibilitar visitas a Maria Fumaça e o Espaço Memória, como forma de aproximar crianças e adolescentes da educação, tecnologia e cultura.
As crianças foram divididas em grupos, participando em diferentes rodadas, para que todos pudessem aproveitar as dinâmicas. As atividades foram divididas em duas partes, uma para crianças e jovens entre 8 e 15 anos, com a montagem de lego e confecção de robôs; outra para um público de 7 a 13 anos, para ensinar conceitos de engenharia, a partir da montagem utilizando material como palito de picolé, tampinha de garrafa plástica, elásticos, entre outros.
Para o estudante Matheus Sena, de 15 anos, as oficinas despertaram seu interesse em aprender mais sobre robótica. “Aprendi que a robótica é muito mais que só construir um robô, vai além da sua imaginação. Fiquei curioso para entender mais sobre o assunto”, diz ele.

- Mateus Sena e Izabela Galdino, estudante do Sesi e membro da equipe de robótica, na Oficina BB Maker (dinâmica de lançador de avião utilizando técnicas de engenharia)
As dinâmicas foram ministradas pelos próprios alunos do Sesi, membros de equipes de competição de robótica, que chegaram no evento de VLT. Izabela Galdino, estudante do 2 ano do Ensino Médio no Sesi, conta que foi sua primeira vez andando de VLT, “aproveitamos a oportunidade do evento para viver essa experiência pela primeira vez”.
“É gratificante poder trazer a robótica para a comunidade, poder ensinar nossos valores e nossos propósitos. Acredito que foi uma experiência inovadora e diferente para o público que vive o cotidiano da estação”, completa.
Além disso, também houve pinturas faciais, quiz com torta na cara, visitas a Maria Fumaça e ao Espaço Memória que entreteram o público e proporcionaram o contato com a história da ferrovia.
Para o superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, a iniciativa foi um sucesso por conseguir atrair uma nova geração para conhecer a ferrovia e entender sua importância para comunidade, “as crianças puderam aproveitar a visita a centenária Maria Fumaça, ao prédio histórico, que é um patrimônio no nosso estado, enquanto exercitavam suas habilidades com a tecnologia”, concluiu.

