Notícias
Culturas periféricas: direitos e democratização no Brasil
Culturas Periféricas
Para entender a importância do direito e democratização da Cultura no Brasil, no dia 18 de agosto de 2025 (segunda-feira), às 14h, será realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) o XVII Ciclo de Palestras "Paradigmas culturais hoje", que tem como tema "Culturas Periféricas".
Com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da FCRB, tem como palestrantes o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro, Eduardo Nascimento; a diretora do Observatório de Favelas, Isabela Souza; e a gestora cultural Daniele Salles. A mediação é feita pela coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB), Eula Cabral.
O objetivo do evento é mostrar o papel das culturas periféricas como práticas que afirmam direitos, constroem sentidos de pertencimento e disputam narrativas sobre os territórios populares. A partir de experiências de produção, fruição e mobilização cultural nas favelas e periferias, são discutidos os caminhos de acesso a políticas públicas, editais e formas de articulação comunitária. Mais do que pensar a cultura como ferramenta de transformação “da” periferia, a proposta é reconhecer e valorizar os territórios periféricos como espaços de criação, invenção e proposição política.
O evento é realizado pelo grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB) e pelo Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB). Tem apoio do Ministério da Cultura e do Observatório de Favelas.
Conheça os palestrantes
Daniele Salles é gestora cultural, Mestre em Educação e tem MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui especializações em Responsabilidade Social, Educação Corporativa e Tecnologias na Aprendizagem. Com ampla experiência no Setor Social do Comércio, atuou em diversas funções de coordenação pedagógica, gestão de voluntariado e produção cultural. Também possui formação em Jornalismo e experiência em projetos socioeducativos. É mediadora e palestrante em seminários e congressos, além de membro do Fórum Nacional de Educação e delegada em conferências nacionais.
Isabela Souza é diretora do Observatório de Favelas e coordenadora adjunta do estado do Rio de Janeiro no Programa Agentes Territoriais de Cultura (Ministério da Cultura e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro). É Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nasceu e cresceu na Maré e desde 2011 integra o Observatório de Favelas. É feminista, se interessa pelas questões da cidade, das pessoas que nela vivem e da arte e da cultura para redução de desigualdades.
Eduardo Nascimento é gestor público e articulador cultural, atual coordenador do Escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Rio de Janeiro. Com trajetória comprometida com a promoção da cultura como direito, atua na articulação entre sociedade civil e poder público, fortalecendo políticas culturais de base territorial, diversidade e inclusão. É presença ativa nos diálogos sobre democratização do acesso à cultura, reafirmando o papel transformador das expressões artísticas e dos saberes populares no Brasil. É jornalista e publicitário, especialista em políticas públicas e legislação nas áreas de Cultura, Economia Criativa e Cidadania.
Conheça a mediadora
Eula Cabral é coordenadora do grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB), professora do Programa de Pós Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) e servidora do setor de Políticas Culturais da FCRB. Coordenadora de projetos de pesquisa com alunos de graduação e pós-graduação. Coordenadora do podcast científico Sobre Economia Política da Comunicação e da Cultura. Coordenadora de conteúdo e design do site EPCC e do site do PPGMA. É jornalista, radialista e membro de instituições científicas nacionais e internacionais. Atua na área de economia política da comunicação, da cultura e da informação.
Sobre o evento
Tema: Culturas Periféricas
Palestrantes: Eduardo Nascimento (MinC); Isabela Souza (Observatório de Favelas); Daniele Salles - gestora cultural.
Mediação: Eula Cabral (EPCC - CNPq/FCRB)
Data: 18/08/2025 (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Sala de Cursos da FCRB
Rua São Clemente 134 - Botafogo - RJ (RJ)
Inscrições: https://doity.com.br/xvii-ciclo-de-palestras-paradigmas-culturais-hoje-culturas-perifericas
Transmissão ao vivo pelo canal da FCRB no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VH9MBomTHKg
Realização: Grupo de pesquisa Economia Política da Comunicação e da Cultura (EPCC - CNPq/FCRB); Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos (PPGMA - FCRB)
Apoio: Ministério da Cultura e Observatório de Favelas.
Texto: Eula D.T.Cabral
Imagem: Assessoria de Comunicação da FCRB