Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Turmas de especialização em Inteligência concluem cursos

- Diretora da Esint e diretor-geral da ABIN na cerimônia de formatura
O curso de especialização em Atividade de Inteligência é destinado a servidores da ABIN e do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) com graduação superior em qualquer área do conhecimento e tem como objetivo capacitar os alunos para analisar a Inteligência de Estado e suas interfaces com o Processo Decisório Nacional.
Compuseram a mesa o diretor-geral Luiz Fernando Corrêa, a diretora da Esint Anna Cruz e os paraninfos das turmas. Estiveram presentes no evento o brigadeiro do ar Rodrigo Gibin Duarte, chefe da Assessoria de Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa; de Nádia Zilotti, diretora de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal; do secretário de Planejamento e Gestão da ABIN, Rodrigo de Aquino; e do diretor-adjunto da ABIN, Marco Cepik.
Os formandos receberam de suas madrinhas e padrinhos o certificado de conclusão e, em seguida, os oradores das turmas discursaram aos presentes (os nomes dos oradores não serão publicados tendo em vista o sigilo funcional dos servidores da ABIN).
A oradora da turma ressaltou a importância especial da ocasião, tanto por serem a primeira turma a se formar, como por coincidir com a comemoração dos 25 anos da ABIN e do Sisbin. Frisou o quão frutífero foi esse tempo de interação para a formação de laços de amizade entre os alunos e para o fortalecimento da integração entre os órgãos do Sisbin. “Os laços aqui construídos permanecerão conosco ao longo de nossas vidas”, disse. Valorizou, ainda, a implementação, neste ano, da Esint Virtual, que possibilitou o compartilhamento de cursos à distância com o Sisbin.
Destinado a servidores da ABIN titulares dos cargos de oficial técnico de Inteligência e agente técnico de Inteligência, o curso de especialização em Gestão Técnico-Administrativa da Atividade de Inteligência tem como objetivo aprimorar conhecimentos e atualizar habilidades em gestão técnico-administrativa da Atividade de Inteligência.
O orador da turma mencionou significativas entregas da ABIN que envolvem o trabalho dos servidores das carreiras técnicas, como desenvolvimento de comunicação segura para o Sisbin, criptografia das urnas, usinas fotovoltaicas, gestão documental, dentre outros. Afirmou ser um trunfo “nosso desejo de inovar a partir do que temos, buscando construir uma instituição melhor. Queremos enxergar os problemas que nos rodeiam, entregar produtos relevantes e gerar mudanças de grande impacto”.
O curso de especialização em Gerenciamento da Atividade de Inteligência tem como objetivo aprimorar conhecimentos e atualizar habilidades inerentes ao exercício das atribuições de planejamento, execução, coordenação, supervisão, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, suporte especializado à Atividade de Inteligência e controle das ações de Inteligência. Seu público-alvo são os oficiais e agentes de Inteligência.
Em seu discurso, o orador da turma elogiou os professores altamente qualificados que ministraram disciplinas envolvendo gestão de crises, formas de aprimoramento do Sisbin, principais temáticas da Atividade de Inteligência na atualidade, etc. “O curso expandiu nossos conhecimentos e nos estimulou a refletir. Assimilamos as melhores práticas de gestão e compreendemos sua importância na mudança e na formação de uma cultura institucional. Aprimoramos nossa habilidade de identificar oportunidades e nos posicionar estrategicamente diante dos desafios”, disse.
Anna Cruz, diretora da Esint, dirigiu-se aos formandos, lembrando que profissionais de Inteligência são profissionais do conhecimento e que a escola é central em sua formação. Ela encerrou sua fala convidando os formandos a manter o compromisso com o desenvolvimento do país.
Coube a Marco Cepik o discurso de encerramento da cerimônia. Ele parabenizou os formandos pelo mérito na conclusão das especializações e destacou que os próximos 25 anos devem ser conduzidos pelos servidores “com a mesma virtude que foi empregada na construção da ABIN até aqui”.