Notícias
ABINCAST
Contraterrorismo no BRICS e novo Protocolo de Prevenção de Ameaças do Extremismo Violento
O próximo episódio do ABINcast antecipa aos ouvintes as discussões que ocorrerão esta semana, de 4 a 6 de junho, no Grupo de Trabalho de Contraterrorismo do BRICS, sob liderança da ABIN. Este ano, haverá discussões sobre desradicalização, uso indevido da internet e financiamento do terrorismo. O evento ocorrerá em Brasília/DF, no âmbito da Presidência brasileira do BRICS.
O BRICS é um grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Trata-se de um foro voltado à cooperação internacional e ao desenvolvimento sustentável, à construção de uma ordem multipolar justa e de uma governança global inclusiva em prol dos países em desenvolvimento.
Oito nações figuram como países parceiros do grupo: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. O fenômeno do extremismo violento é uma ameaça comum a todos os países, em diferentes dimensões, por isso a importância do grupo de trabalho.
Os dois oficiais de Inteligência entrevistados também explicam o novo Protocolo de Prevenção de Ameaças do Extremismo Violento, a ser lançado este mês pela ABIN. O documento será compartilhado com os países do BRICS, como instrumento de cooperação internacional.
Além disso, o programa tem a peculiaridade de ser a primeira parceria em produção de podcast entre a Coordenação de Comunicação Social da ABIN e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), mais especificamente a Assessoria de Comunicação do BRICS.
O ABINcast está disponível no site da ABIN, no site da Rádio Gov e em plataformas digitais – como YouTube, Amazon Music e Spotify.
Para ouvir, clique aqui ou na imagem à direita.