Notícias
GARIMPO ILEGAL
Apoio da ABIN resulta em apreensão de ouro pela PRF em Roraima

- Com apoio da ABIN, PRF apreende 636 gramas de ouro contrabandeados da Guiana
A apreensão, que ocorreu na BR-401, em Cantá/RR, insere-se em esforço interinstitucional permanente, coordenado pela Casa de Governo no Estado de Roraima, com vistas à desintrusão da TIY e ao combate ao garimpo ilegal.
A participação da ABIN evidencia a importância da Inteligência de Estado para desarticular a logística e o financiamento da mineração ilegal. A produção e a difusão de conhecimentos de Inteligência pela ABIN potencializam a atuação de órgãos policiais e de fiscalização no âmbito da operação de desintrusão.
Desde março de 2024, o Governo Federal já realizou mais de 5.800 ações humanitárias e de fiscalização dentro e fora da TIY. De março de 2024 a junho de 2025, as ações resultaram na redução de 96% da área ocupada pelo garimpo ilegal.
O prejuízo direto à mineração ilegal na TIY ultrapassa o valor de R$ 396,6 milhões, decorrente de apreensões, multas e destruição de equipamentos. Ressalta-se ainda o impacto financeiro adicional ao ilícito e aos crimes conexos no médio e longo prazo.