Notícias
TECNOLOGIA
ABIN participa de encontro internacional de cibersegurança
O Centro de Pesquisa para Segurança das Comunicações (Cepesc) participou do seminário internacional “Construindo um futuro digital confiável: desenvolvendo regulamentações e estratégias para governança da cibersegurança, tecnologias emergentes, infraestruturas críticas e cooperação”, promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre 6 e 7 de novembro.

O evento foi realizado no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU). O seminário contou com a participação de representantes de dez países, com palestrantes internacionais, autoridades e pesquisadores da área.
O diretor do Cepesc, Juliano Ferreira, liderou a participação do departamento como moderador do painel sobre “Ameaças e Oportunidades de Tecnologias Emergentes”. O debate tratou do impacto das tecnologias emergentes na cibersegurança nacional e internacional.
Participaram do painel Ronan Damasco, da Microsoft Brasil; Marcelo Motta, da Huawei Brasil; Leandro Bennaton, da Amazon Web Service; Jesse Duniestz, do National Institute Standards and Technology (NIST); e o head da International Business Machines Corporation (IBM).

Os palestrantes compartilharam visões sobre as últimas tendências em tecnologia. Temas como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), redes 5G e 6G, computação em nuvem, computação quântica e criptografia pós-quântica foram abordados.
Como moderador, o diretor do Cepesc destacou a importância do debate trazer insumos para busca de equilíbrio, de modo que as tecnologias possam ser implementadas com segurança, maximizando seus benefícios para a sociedade e minimizando os riscos.