Notícias
COP30
ABIN instala Centros Locais de Inteligência em Belém e no Rio de Janeiro para acompanhar COP30
A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) instalou Centros Locais de Inteligência (CLI) em Belém/PA e no Rio de Janeiro/RJ como parte das ações integradas do órgão para garantir a segurança durante a 30ª Conferência da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que ocorre em novembro de 2025.
Em Belém, sede do evento, o CLI funcionará até 23 de novembro e terá como objetivo produzir consciência situacional diária durante o andamento da Conferência. O Centro reúne profissionais de diversas especialidades, atuando presencialmente no Pará, e também remotamente a partir de outras cidades.
A estrutura do CLI foi pensada para agilizar o processamento e a disseminação de informações estratégicas, priorizando situações que exijam resposta rápida. O trabalho busca antecipar riscos intencionais e não intencionais, garantindo o apoio contínuo às autoridades responsáveis pela segurança do evento.
O Centro Local de Inteligência do Rio de Janeiro também está em operação. A unidade foi criada para monitorar atividades ligadas a eventos paralelos à COP30, como o Fórum de Líderes Locais e o Encontro Mundial de Prefeitos. A presença de dignitários e a relevância desses encontros motivaram a instalação de uma estrutura específica, em comunicação permanente com o centro de Belém.
A criação dos CLIs reforça o papel da ABIN na coordenação das ações de Inteligência do Governo Federal para a COP30, considerada uma das maiores operações interinstitucionais do país na última década.
