Notícias
Antidopagem
ABCD REÚNE 409 PARTICIPANTES ON LINE NA 2ª PARTE DO 3º MÓDULO
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realizou, no dia 31 de julho de 2025, a segunda parte do 3º Módulo Educacional Antidopagem, com o tema “Uso de Medicamentos e Autorização de Uso Terapêutico (AUT)”. O encontro, voltado à comunidade esportiva, foi realizado online via Teams e durou aproximadamente 01h30min.
Com aproximadamente 409 pessoas on line, Ana Paula Bonetti, Coordenadora-Geral de Educação da ABCD mediou as exposição das palestrantes Tamires Vieira, médica especialista em medicina esportiva e integrante da Comissão de AUT, e Angélica Almeida de Araújo, responsável pela Coordenação de AUT da ABCD. O atleta convidado Henrique Avancini, ciclista olímpico e bicampeão mundial, trouxe aos participantes suas reflexões sobre os valores do esporte, a importância da luta pelo jogo limpo, compartilhando também sua experiência no ciclismo e seu papel de referência na modalidade.
No decorrer das apresentações, foram abordados:
- a importância da educação antidopagem;
- a abrangência da atuação da ABCD;
- perspectiva médica sobre o uso de medicamentos por atletas;
- as substâncias e métodos proibidos no esporte;
- riscos relacionados à automedicação;
- a ferramenta Check Jogo Limpo;
- a AUT - Autorização de Uso Terapêutico;
- os critérios para a obtenção de uma AUT perante a ABCD;
- a documentação a ser apresentada com o requerimento de AUT.
O evento foi finalizado com respostas objetivas aos palestrantes e ao atleta convidado às perguntas previamente enviadas pelos participantes no formulário de inscrição sobre antidoping, reposição hormonal em mulheres atletas, testes em competições e fora de competições, etc.
Os módulos educacionais integram o programa educacional da ABCD, que visa fortalecer o conhecimento da comunidade esportiva sobre antidopagem. Além desse componente educacional, o programa também contempla treinamentos especiais, ações presenciais e abordagens educativas em competições, todos alinhados às normas e diretrizes educacionais da Agência Mundial Antidoping (WADA/AMA).