Notícias
Sudam celebra na COP30, em Belém, o Ano Internacional das Cooperativas
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participou na sexta-feira, 14 de novembro, da celebração do Ano Internacional das Cooperativas, no Pavilhão da Coop, na Green Zone, no Parque da Cidade, em Belém, onde acontecem parte da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), com a participação de Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Nacional)
Publicado em
17/11/2025 16h07
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participou nesta sexta-feira, 14, da celebração do Ano Internacional das Cooperativas, no Pavilhão da Coop, na Green Zone, no Parque da Cidade, em Belém, onde acontecem parte da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Márcio Lopes, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Nacional) e Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB/PA, ressaltaram a importância das cooperativas para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o ano de 2025 é um marco na história do cooperativismo mundial. A resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (IYC 2025) aconteceu numa Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2024.
Com a decisão, a ONU incentiva seus 195 países-membros a fortalecer as cooperativas, com foco no aspecto institucional e em políticas públicas que possam facilitar o acesso a recursos, tecnologias e apoio governamental. A expectativa é que o movimento seja reconhecido cada vez mais pelo seu impacto positivo, especialmente na inclusão econômica e social.
Jorgiene Oliveira, diretora de Planejamento e Articulação de Políticas, da Sudam, representou a autarquia no evento. “Ficou combinado uma reunião com as cooperativas de crédito da Amazônia Legal em dezembro de 2025. Juntos, vamos ampliar as discussões sobre como aumentar a inserção desse importante segmento e garantir acesso às políticas públicas de crédito do governo federal”, informa a diretora.