Notícias
Fórum de Gestores Federais no Pará alinha organização e políticas
Gestores de 21 órgãos e entidades federais com representação no Pará participaram, no dia 3 de fevereiro, de reunião presencial do Fórum de Gestores Federais (FGF), na sede da Sudam, em Belém. Outras representações de entidades participaram por videoconferência. O FGF no Pará inicia o debate para definição de uma coordenação do Fórum.
Publicado em
06/02/2025 18h25
Gestores de 21 órgãos e entidades federais com representação no Pará participaram ontem, 3 de fevereiro, de reunião presencial do Fórum de Gestores Federais (FGF), na sede da Sudam, em Belém. Outras representações de entidades participaram por videoconferência. Sob a coordenação do superintendente da Sudam, Paulo Rocha, o FGF no Pará inicia o debate para definição de uma coordenação do Fórum.
O Ministério da Saúde (MS), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram políticas, programas e entregas planejadas e realizadas em 2024.
O IBGE expôs dados indicando que o Pará é quarto estado com o maior número de favelas. A CPRM mostrou em sua exposição que no Pará, conforme pesquisa em 96 municípios, existem 125 áreas de risco geológico, para as quais a Companhia sugere a intervenção para remoção da população desses locais ou ainda a construção de obras estruturantes.
O MS apresentou novas políticas a serem implementadas neste ano, como o Programa Nacional de Redução de Filas, com foco em cirurgias, bem como o Programa “Mais acesso a Especialistas” e a ampliação de recursos para o SUS.
As apresentações de atuações e novas políticas por parte dos gestores federais que atuam no Pará vão continuar nas próximas reuniões do FGF. Falaram ainda sobre a organização do Fórum para participação da COP 30, no sentido de mostrar soluções fundamentadas e experimentadas para o desenvolvimento sustentável na região.