Notícias
Descarbonização: Instituto dos BRICS + apresenta projeto para comunidades isoladas
Descarbonizar a geração de energia em comunidades isoladas na Amazônia, esse é um potencial projeto inaugural da relação entre a Sudam e o Instituto dos BRICS + (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito e Etiópia). O projeto foi apresentado pelo Instituto dos BRICS à Sudam em reunião realizada em 25 de março, em Brasília.
Publicado em
01/04/2025 14h27
Descarbonizar a geração de energia em comunidades isoladas na Amazônia, esse é um potencial projeto inaugural da relação entre a Sudam e o Instituto de Desenvolvimento dos BRICS + (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito e Etiópia). O projeto foi apresentado pelo Instituto dos BRICS à Sudam em reunião realizada na manhã da terça-feira, 25, em Brasília, com o diretor do Instituto, Pedro Vieira.
Pela Sudam, participaram o superintendente, o diretor de Gestão de Fundos, de Incentivos e de Atração de Investimentos e o coordenador geral de Fundos e de Desenvolvimento Financeiro; Paulo Rocha, Wilson Ferreira e Túlio Barata.
O Instituto dos BRICS faz a interlocução entre o New Development Bank (NDB) - Banco dos Brics - e empresas privadas e entidades públicas que desejem ter acesso aos recursos do NDB. Eles vêm buscando a parceria da Sudam, dialogando sobre o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA).
O projeto apresentado visa a construção de usinas de geração de energia solar para abastecer/substituir turbinas a diesel que funcionam em comunidades isoladas, que ainda permanecem fora do Sistema Interligado Nacional (SIN), inicialmente territórios localizados no Amazonas.