Notícias
COP30: assinatura do Acordo Interministerial para a realização do programa orla
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participou no dia 14 de novembro, da cerimônia de assinatura do Acordo Interministerial para a realização do Programa Orla, que reúne cinco ministérios para harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e do turismo no cuidado com os espaços litorâneos do Brasil.
Publicado em
17/11/2025 16h01
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) participou nesta sexta-feira, 14, da cerimônia de assinatura do Acordo Interministerial para a realização do Programa Orla, que reúne cinco ministérios para harmonizar as políticas ambiental, urbana, patrimonial e do turismo no cuidado com os espaços litorâneos do Brasil.
A assinatura do acordo aconteceu no estande do Ministério do Turismo, na Green Zone, no Parque da Cidade onde ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), com a presença dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Jader Filho (Cidades), do prefeito de Belém, Igor Normando, entre outras autoridades. Wilson Ferreira, diretor de Gestão de Fundos, de Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudam, assinou o documento como representante do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
O documento garante apoio técnico e metodológico contínuo aos municípios, ampliando a capacidade de atuar em zonas ambientalmente sensíveis. Outra frente prevista é a expansão do Programa Orla, que a partir de 2026 passará a contemplar formalmente as orlas fluviais. O acordo ainda prioriza iniciativas de inclusão social, geração de renda e fortalecimento do turismo sustentável, além de promover a proteção e a valorização das comunidades costeiras e ribeirinhas que dependem diretamente desses territórios.