Notícias
SISTEMA PENAL
Unidades prisionais do Ceará recebem drones de última geração para reforçar a segurança
Brasília/DF, 07/08/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), entregou, nesta sexta-feira (7), três drones de última geração à Polícia Penal do Ceará. Os equipamentos foram recebidos pelo titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP), Mauro Albuquerque. Avaliados em aproximadamente R$ 150 mil cada, somando o total de 438 mil, os drones serão empregados em ações de vigilância, monitoramento e segurança nas unidades prisionais do estado.
As aeronaves são equipadas com câmera grande angular, zoom óptico híbrido de até 34 vezes e zoom máximo de até 400 vezes, câmera termal, telêmetro a laser e iluminador infravermelho, ampliando a capacidade de atuação em operações diurnas e noturnas, como a Operação MUTE realizada em âmbito nacional para retirada de celulares e qualquer tipo de ilícito do sistema prisional.
Os drones também possuem autonomia de voo de quase uma hora, sistemas avançados de detecção de obstáculos, comunicação de longo alcance e recursos de inteligência artificial que auxiliam no reconhecimento de alvos e na automatização de missões. A plataforma permite ainda a integração de diferentes sensores e acessórios, ampliando sua aplicação nas atividades da Polícia Penal.
Na ocasião, o Secretário Nacional de Políticas Penais assinou o contrato que prevê a aquisição de 45 unidades de kits de equipamentos para varredura eletrônica, no valor aproximado de 26 milhões de reais. Os kits, denominados TTK (Tactical TSCM Kit, ou Kit Tático de Contramedidas de Vigilância Técnica) servem para detectar e localizar dispositivos ocultos como microfones, câmeras escondidas, transmissores de rádio e celulares em celas.
No mês de junho, o estado também recebeu nove equipamentos de raio X 60x40. Em razão da disponibilização desses equipamentos, será realizado, em outubro, o curso “Análise de Imagens e Identificação de Ameaças e Objetos Ilícitos em Raio-X e Scanner Corporal com Uso de Inteligência Artificial”, promovido pela Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), da SENAPPEN. A capacitação tem como objetivo preparar policiais penais e servidores para a utilização adequada das novas tecnologias incorporadas às atividades de segurança e fiscalização das unidades prisionais.
Também estão previstas as entregas de três kits de varredura, nove equipamentos de raio X 100x100, nove scanners corporais, 27 detectores de metal do tipo raquete, três equipamentos portáteis de raio X, nove pórticos detectores de metal, um georradar, um bloqueador, nove soluções de áudio e vídeo e 27 veículos-cela.
O investimento total previsto para o Ceará é de aproximadamente R$ 19,7 milhões, destinados à aquisição de equipamentos e tecnologias para reforçar o controle, a fiscalização e a segurança dos estabelecimentos prisionais do estado.
Estratégia de modernização do sistema prisional
As entregas fazem parte do processo de modernização tecnológica de 138 unidades prisionais estratégicas distribuídas em todas as regiões do país, com a aquisição de equipamentos, viaturas e soluções tecnológicas destinadas ao fortalecimento dos protocolos de fiscalização, controle de acesso e ampliação da capacidade operacional das polícias penais.
Das 138 unidades prisionais estratégicas selecionadas nacionalmente, 45 estão localizadas na região Nordeste. Na sequência aparecem o Sudeste, com 38 unidades; o Norte, com 23; o Sul, com 17; e o Centro-Oeste, com 15. Os estabelecimentos foram definidos com base em análises técnicas e critérios de inteligência penal, considerando sua relevância para o fortalecimento da segurança penitenciária e o enfrentamento ao crime organizado.
Desde o início da estratégia de aprimoramento da segurança e da gestão do sistema prisional brasileiro, em maio de 2026, as ações realizadas pelo MJSP, por meio da SENAPPEN, incluem:
Inteligência e operações
Foram realizadas sete edições da Operação MUTE, entre 12 de maio e 3 de julho, com mobilização de 2.700 policiais penais, atuação em 24 unidades prisionais, revista de 1.297 celas e apreensão de 817 aparelhos celulares.
Modernização tecnológica
Foram destinados 35 equipamentos de raio X aos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Também foi realizada a entrega de um drone ao Espírito Santo, em 27 de julho.
Os drones serão destinados ao aparelhamento das agências de inteligência penal das 27 unidades federativas.
Capacitação de servidores
A ESPEN promove ações de capacitação voltadas ao aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas polícias penais. Atualmente, 595 servidores dos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba participam de três cursos na modalidade de educação a distância, com carga horária total de 80 horas: Sobrevivência Policial Jurídico-Administrativa; Equipamento Eletrônico de Revista; e Tecnologia na Rotina de Segurança de Unidades Prisionais.
Além disso, foram registradas 3.023 inscrições para a nova turma de servidores dos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar