Registrar arma de fogo

Registrar arma de fogo " Registro de arma " , " Certificado de Registro de Arma de Fogo" , " Posse de arma "
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  • O que é?

    É a expedição do Certificado de Registro de Arma de Fogo no Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal, que autoriza o seu proprietário a manter a arma de fogo exclusivamente no interior de sua residência ou domicílio, ou no seu local de trabalho, desde que seja ele o titular ou o responsável legal pelo estabelecimento ou empresa.

    Atenção:

    • Para informações sobre reimpressão do CRAF com a data de validade prorrogada pelo Decreto nº 9.685/19, clique aqui.
    • No caso de furto, roubo ou extravio do CRAF, o requerente deverá solicitar a 2ª via do documento
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Cidadãos brasileiros, estrangeiros permanentes, empresas e órgãos públicos que adquiriram arma(s) de fogo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar registro

      Você deve preencher o requerimento de aquisição no formulário eletrônico disponibilizado.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Número da autorização de aquisição

      • Nota fiscal da compra da arma de fogo

      Empresas de segurança privada ou com segurança orgânica
      • Para empresas de segurança privada ou empresas com segurança orgânica, é necessário informar o código do Alvará de Aquisição de Arma de Fogo emitido pela Polícia Federal.

      Custos

      Para empresas de segurança privada ou com segurança orgânica
      • Taxa de registro de arma de fogo para empresa de segurança privada   R$ 75,67

      Canais de prestação

        Web : 

      Para preenchimento e impressão do requerimento, acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      No caso de erro no sistema, o requerente deverá enviar uma mensagem eletrônica ao endereço suporte.darm@dpf.gov.br, descrevendo o erro, se possível com a imagem da tela que contém a mensagem de erro, e informando o nome e telefone de contato. Favor não utilizar o e-mail mencionado para o esclarecimento de dúvidas.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 5 e 15 minuto(s)
    2. Apresentar a documentação em uma unidade da Polícia Federal

      Você deve comparecer à unidade da Polícia Federal selecionada para entrega ou apresentação da documentação necessária.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento eletrônico do SINARM preenchido, impresso e assinado.

      • Nota fiscal da compra da arma de fogo

      Empresas de segurança privada ou com segurança orgânica
      • Para as empresas de segurança privada ou com segurança orgânica, além do requerimento eletrônico do SINARM preenchido, impresso e assinado, é necessário apresentar:

        • a nota fiscal de compra, termo de doação ou contrato de compra e venda, assinado por ambas as partes; e

        • a GRU com a comprovação de pagamento da taxa para registro.

      Canais de prestação

        Web : 

      Para upload da documentação, acesse o site.

      OBS: o upload no sistema é opcional. Caso seja realizado, o interessado ainda assim deverá comparecer a uma unidade da Polícia Federal para apresentar a documentação original, para conferência.

        Presencial : 

      Para entrega ou apresentação da documentação original, compareça a uma unidade da Polícia Federal.

      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    No caso de dúvidas, consulte uma unidade da Polícia Federal

    No caso de erro no sistema, o requerente deverá enviar uma mensagem eletrônica ao endereço , descrevendo o erro, se possível com a imagem da tela que contém a mensagem de erro, e informando o nome e telefone de contato. Favor não utilizar o e-mail mencionado para o esclarecimento de dúvidas.


    Este é um serviço do Polícia Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 10 ano(s)

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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