Notícias
Presença da OTCA no Museu Goeldi abre espaço para cooperação com países amazônicos
Museu Goeldi I COP30 com Ciência - Entre os líderes internacionais que cumpriram agenda de trabalho no Museu Goeldi durante a COP30, está o secretário-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Martin von Hildebrand. Após falar em um painel no Centro de Exposições Eduardo Galvão, dentro da programação da Estação Amazônia Sempre, na sexta-feira (14/11), ele percorreu as exposições "Brasil: Terra Indígena" e "Diversidades Amazônicas" e conheceu a área verde do Parque, conduzido pelo diretor do MPEG, Nilson Gabas Júnior, com quem compartilhou a intenção de futuras articulações.
Ao dizer que ficou impressionado com a beleza das exposições, o secretário-geral da OTCA falou sobre a intenção de trabalhar em cooperação com o Museu Goeldi, diante da importância científica que a instituição brasileira representa para a Amazônia. “Vocês têm um centro de pesquisa, um centro de estudos que é fundamental para nós”, ressaltou. Ele descreveu de que forma a aproximação entre a OTCA e o MPEG pode favorecer a preservação da Amazônia: “O que fazemos é adotar uma abordagem regional e estamos muito interessados nas trocas que podem ocorrer entre diferentes lugares, para que [os países da Amazônia] possam aprender e fortalecer não apenas o conhecimento científico, mas também o conhecimento tradicional, e compartilhá-lo”, afirmou ele, que é colombiano.
Para o diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Júnior, a aproximação entre o MPEG e a OTCA fortalece a possibilidade da instituição iniciar uma agenda de cooperação internacional com os demais países da Amazônia: “Eu vejo a visita do Hildebrand como uma oportunidade do Museu Goeldi ingressar nessa agenda de cooperação internacional”, atestou, dizendo que a aproximação com a OTCA vem sendo fortalecida desde 2023, quando Belém foi escolhida para sediar a COP30. “Uma das finalidades é justamente fortalecer a OTCA como sendo um mecanismo de integração dos países amazônicos. Não basta falar da Amazônia brasileira só, você tem que integrar os demais países da Amazônia”, afirmou Nilson Gabas.
“Tudo me impressionou” - O secretário-geral da OTCA conheceu a inédita exposição "Brasil: Terra Indígena", que reúne obras de mais de 300 povos originários de todo o Brasil e é formada por mais de 2 mil peças, como cestarias, cerâmicas e indumentárias, além de fotografias de 45 artistas indígenas. Em seguida, Hildebrand apreciou o mural do Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku) e visitou a nova versão da exposição “Diversidades Amazônicas”, que celebra a sociobiodiversidade da Amazônia. “Tudo me impressionou”, afirmou, agradecendo pela oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho do Museu Goeldi.
Texto: Henrique Pimenta
Edição: Carla Serqueira