Redes de Pesquisa

Publicado em 08/11/2021 16h19

(Nacionais e Internacionais)

Rede de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental – PPBio Amazônia Oriental - Inventários

Visa fomentar e executar as pesquisas no âmbito do Programa Nacional de Pesquisas em Biodiversidade. É um projeto de rede sobre a biodiversidade da região, com ações de pesquisa científica por meio de protocolos de inventários padronizados e estabelecimento e difusão de metodologias de análise da biodiversidade.


Rede GEOMA

Integra seis unidades de pesquisa da Região Norte para desenvolver modelos computacionais capazes de prever a dinâmica dos sistemas ecológicos e socioeconômicos em diferentes escalas geográficas, dentro do conceito de sustentabilidade, além de auxiliar a tomada de decisão ao fornecer ferramentas de simulação e modelagem e contribuir com a formação de recursos humanos.


Rede LBA

O Museu Goeldi desenvolve pesquisas no âmbito do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) na Estação Científica Ferreira Penna, na Floresta Nacional de Caxiuanã (Marajó/PA), junto com a Embrapa, UFPA e Universidade de Edinburg, entre outras instituições nacionais e internacionais. Esses estudos são voltados para a interação entre solo, planta e atmosfera e as relações entre clima e biodiversidade.

 

Rede de Avaliação e Monitoramento de Ecologia Tropical (TEAM)

Programa de monitoramento de florestas tropicais para inventariar e monitorar variáveis de fatores físicos e da biodiversidade e detectar mudanças nos padrões observados no tempo e no espaço, coordenado pela Conservação Internacional (CI).

 

Rede Clima – Componente: Biodiversidade

Programa dedicado aos estudos de impactos, adaptação e vulnerabilidade das mudanças climáticas sobre a biodiversidade e os ecossistemas brasileiros, propondo ações mitigadoras.