Notícias

Ibama recebe kits de proteção para superintendências estaduais

Entrega fortalece segurança de agentes em campo e proteção para o meio ambiente
Publicado em 09/07/2021 19h59 Atualizado em 09/07/2021 20h06

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entregou hoje (9/7) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) kits de proteção individual e equipamentos para gestão ambientalmente adequada de mercúrio apreendido em operações de fiscalização.

O secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França, destacou a importância da entrega: “A utilização de equipamentos adequados contribui para a saúde e segurança dos agentes nas operações de fiscalização ambiental e para a proteção do solo e das águas”, afirmou.

A diretora de Qualidade Ambiental do Ibama, Carolina Mariani, detalhou os próximos passos da ação: “Os equipamentos seguem agora para equipes do Ibama em 9 estados, que serão treinadas para a utilização correta dos equipamentos e para a adoção de boas práticas para a gestão ambientalmente adequada”, destacou.

A partir de agosto, serão abertas as inscrições de um curso EAD, produzido pelo próprio Ibama, cujas aulas práticas contarão com o apoio dos kits entregues hoje. O curso será disponibilizado em plataforma digital aos Agentes Ambientais Federais, apresentando métodos de gerenciamento mais eficazes adotados internacionalmente, como técnicas de manuseio, transporte, armazenamento e destinação ambientalmente correta, além de cuidados com a saúde humana. 

Além do treinamento prático no curso, os kits poderão ser usados em ações concretas relacionadas ao tema. Entre os conteúdos dos kits, há contêineres cofre, apropriados para transporte e armazenamento temporário, bem como luvas, máscaras com filtros protetivos, óculos de segurança, macacões e jalecos, e são adequados para transporte aéreo e terrestre.

Após a primeira etapa, o Ibama prevê a expansão do curso para outros servidores e instituições parceiras relacionadas ao meio ambiente, a fim de difundir boas práticas e aumentar a proteção ambiental.

 

 

 

Ascom MMA

(61)2028-1227