OPD 2026A - Prorrogada a chamada para envio de propostas
OPD 2026A - Prorrogada a chamada para envio de propostas
Período 2026A - 01/03/2026 - 31/08/2026
Data limite para submissão de propostas: 10 DE NOVEMBRO de 2025 às 17h* de Brasília.
*ATENÇÃO: Fique atento ao horário para submissão de propostas.
O Escritório Nacional do OPD (ENOPD) informa à comunidade que está aberta a chamada para submissão de propostas aos telescópios 160cm P&E, 60cm B&C (IAG) e 60cm Zeiss. O número de noites disponíveis nos meses referentes ao semestre 2026A, para cada um dos telescópios disponíveis, pode ser visualizado na tabela abaixo.
NOTA IMPORTANTE — FORMULÁRIO E TEMPLATE ATUALIZADOS (2026A)
O formulário de pedido de tempo foi alterado e há um novo template obrigatório (Word/LaTeX). Propostas que não utilizarem o novo modelo e o formulário atual serão consideradas não conformes e não serão avaliadas pela Comissão de Programas do OPD. Consulte as instruções para o preenchimento do formulário de pedido de tempo (também em inglês).
O formulário para elaboração das propostas e as instruções para seu preenchimento estarão disponíveis no link: Instruções e Formulários de Propostas do OPD.
Serão disponibilizadas 162 noites para cada telescópio, sendo eles (Telescópio 1,60 PE, Telescópio 0,60 B&C e Telescópio 0,60 Zeiss).
Para o semestre 2026A NÃO serão aceitos novos pedidos nem a renovação de projetos de Longo Prazo.
Avisos importantes para a submissão:
SPARC4 (Rodrigues et al. 2012) obtém 4 imagens simultâneas em bandas muito similares às g, r, i e z do sistema fotométrico do Sloan Digital Sky Survey (SDSS). Ele pode operar nos modos fotométrico ou polarimétrico. No modo polarimétrico, existem duas configurações que permitem realizar polarimetria linear (lâmina lambda/2) ou linear e circular (lâmina lambda/4). O instrumento permite uma mudança rápida entre os modos de operação. O campo das câmeras científicas é de 5,6 x 5,6 arcmin, com uma escala de placa de aproximadamente 0,34 arcsec/pix. O instrumento conta com um módulo de auto-guiagem que funciona de modo similar ao autoguider da câmera direta do OPD e utiliza o mesmo software. Informações adicionais sobre o instrumento podem ser obtidas neste link: SPARC4.
Pedidos para observação remota devem incluir os nomes de todos os possíveis observadores da missão. Um nome que não conste da lista e que não possua as 30 horas mínimas de experiência exigidas não poderá participar da observação. Aqueles que não têm experiência prévia com o SPARC4 são fortemente encorajados a realizar seu primeiro turno de observação de forma presencial, no modo clássico.
Para propostas de LPs: Projetos de Longo Prazo (LP) precisam enviar relatório semestral do andamento do projeto. O prazo para envio é a data limite para submissão de propostas de cada semestre. Caso o relatório não seja enviado, o projeto não será incluído na distribuição de tempo do semestre da avaliação e será cancelado. Para enviar o feedback de seu projeto de LP acesse aqui.
O número de noites é indicativo: alguns projetos LP e noites de manutenção/engenharia podem ser acomodados em datas alternativas, de acordo com a demanda dos novos projetos no semestre e restrições operacionais do observatório;
Os usuários devem se certificar de que todas as suas publicações anteriores com dados do OPD foram devidamente comunicadas ao LNA, uma vez que elas são utilizadas na avaliação da comissão de programas.
Instrumentos disponíveis
Telescópio Perkin-Elmer 1,6 m: SPARC4, espectrógrafo Coudé e câmera direta (CAM1).
Telescópio Boller-Chivens de 60 cm: câmera direta (CAM 1, 2 ou 4), polarímetro (IAGPol) e espectrógrafo LHIRES III.
Telescópio Zeiss de 60 cm: câmera direta (CAM 1, 2 ou 4) e espectrógrafo LHIRES III.
Dúvidas gerais sobre a submissão de projetos e formulário on-line, contacte a SECOP (opd.secop@lna.br);
Questões operacionais, técnicas e de observação remota, contacte a equipe de suporte (opd.suporte@lna.br );
O presidente da Comissão de Programas é o Dr. Gabriel Rodrigues Hickel (UNIFEI).
Critérios para avaliação dos Pedidos de Tempo
Comissão de Programas do Observatório do Pico dos Dias - CP do OPD