Notícias
Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações do IPEN/CNEN obtém conceito 4 na CAPES.
Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, o conceito 4 atesta que o programa possui desempenho “Bom” a “Muito Bom” e é atribuído apenas a cursos que demonstram:
Produção Intelectual de Alto Nível: Publicações relevantes em periódicos qualificados e, crucialmente para um mestrado profissional, o desenvolvimento de Produtos Técnicos e Tecnológicos aplicáveis ao SUS e ao mercado.
Impacto Social: Projetos que resolvem problemas reais da saúde pública, oncologia, radiofarmácia e proteção radiológica.
Qualidade da Formação: Acompanhamento efetivo dos discentes e sucesso dos egressos no mercado de trabalho.
O Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações e Saúde teve seu início em agosto de 2019, o programa foi avaliado com apenas 2,5 anos de existência e obteve a nota inicial, resultado comum para cursos recém-criados.
No Ciclo de 2021-2024, em sua primeira avaliação quadrienal completa, o programa demonstrou potencial em todos os quesitos, resultando no aumento para nota 4.
“Esta conquista pertence a cada aluno que se dedicou à sua pesquisa, a cada docente que orientou com rigor e ao núcleo de apoio administrativo que mantém nossa infraestrutura de ponta. A Nota 4 coloca o IPEN em um novo patamar de visibilidade nacional e abre portas para parcerias estratégicas e, futuramente, para a criação do Doutorado Profissional.” declara a Coordenação do MP-TRCS
Com esse selo de qualidade, o IPEN reafirma sua liderança na formação de recursos humanos especializados para o setor nuclear e de saúde no Brasil.
Fonte: Site MP-TRCS