A-B
-
A
-
Ação
Fração de capital de uma sociedade anônima.
-
Ação ordinária
Tem direito a voto.
-
Ação preferencia
Não tem direito a voto; tem preferência no recebimento de dividendos.
-
ADR – American Depositary Receipt
Recibos de ações de companhia não sediada nos Estados Unidos, emitidos por um banco americano, com lastro em ações que ficam depositadas em um custodiante no país de origem.
-
ALFA
A quantia pela qual um investimento supera ou ultrapassa um índice ou benchmark, normalmente aplicado a investimentos “ativos”.
-
ALOCAÇÃO DE ATIVOS
A alocação de ativos é uma das maneiras mais importantes de gerenciar o risco e o retorno do investimento geral. Ao diversificar um portfólio com diferentes ativos, como ações, renda fixa e imóveis, diferentes níveis de risco e retorno potencial podem ser alcançados. Como os ativos são alocados dependerá dos objetivos dos clientes, bem como de sua disposição para assumir riscos. Por exemplo, se um investidor está buscando altos ganhos de curto prazo, isso significa que ele precisará correr mais riscos do que se estiver buscando retornos estáveis de longo prazo. Assim, o investidor precisa avaliar se está disposto a correr este risco. Caso contrário, o investidor terá que rever suas expectativas de ganho para baixo.
-
Ágio
Ocorre quando um título é negociado no mercado por um preço maior do que o preço estabelecido por sua taxa original.
-
Ajuste diário
É a equalização de todos os contratos em aberto no mercado futuro, com base no preço de compensação do dia. O ajuste diário traduz os movimentos dos mercados em lucros e prejuízos efetivos para os participant
-
Alavancagem
Operações de compra e venda de ativos, títulos e valores mobiliários para liquidação no futuro, com depósito prévio de margens de garantia. Um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade (diferente de zero) de perda superior ao patrimônio do fundo, desconsiderando-se casos de falha no pagamento de principal ou de juros relativos aos ativos do fundo.
-
Alienação
Transferência ou cessão de bens.
-
Análise Fundamentalista
Projeção do comportamento de preços de ações a partir do estudo de características particulares de cada empresa. Utiliza-se das demonstrações financeiras divulgadas pela empresa assim como de informações setoriais e macroeconômicas para fundamentar recomendações sobre quais papéis devem ser comprados ou vendidos.
-
Análise Gráfica
Projeção do comportamento de preços de ações a partir de cotações passadas para se chegar a uma opinião de compra ou venda destes títulos. Baseadas em gráficos construídos a partir da variação das cotações passadas, procurando-se identificar padrões gráficos que sinalizem o comportamento futuro do papel. Também conhecida por análise técnica.
-
Apregoação
Ato de pregoar a compra ou venda de bens, ações, ativos, contratos futuros ou de opções.
-
Arbitrador
Participante que atua nos mercados realizando, concomitantemente, compra e venda no mercado à vista e nos mercados derivativos, ou ainda posicionando-se em vencimentos futuros diferentes, sempre visando aproveitar diferencial de preços distorcidos, fazendo a arbitragem entre mercado à vista e derivativos, ou entre diferentes vencimentos futuros.
-
Arbitragem
Operação financeira em que se busca obter resultado positivo através do posicionamento em dois ativos ou dois mercados que apresentem variações na diferença entre seus preços, sem que haja necessidade de investimento de recursos próprios e sem que se corram riscos elevados.
-
Ativo-objeto
Ativo sobre o qual é negociado o contrato futuro ou as opções. Também chamado ativo subjacente.
-
Ativos
Bens e direitos possuídos por uma empresa ou fundo de investimento. Para fundos de investimento, representa todos os títulos (títulos públicos, títulos privados, ações, commodities, cotas de fundo de investimento etc.) que compõe a carteira do fundo.
-
Ação
-
B
-
B3
A B3 Brasil, Bolsa Balcão é uma empresa de infraestrutura de mercado financeiro, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão, o que inclui a criação e a administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. A B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro. É uma companhia aberta, com ações (B3SA3) negociadas no Novo Mercado.
-
BACEN
Banco Central do Brasil, executor das normas do CMN e fiscalizador das instituições financeiras.
-
BDR – Brazilian Depositary Receipt
Certificados representativos de valores mobiliários de emissão de companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior, e emitidos por instituição depositária no Brasil.
-
Benchmark
Referencial utilizado para o acompanhamento do desempenho de um investimento ou de um mercado, assim também como base para cálculo da taxa de performance de fundos de investimento que contenham essa previsão.
-
BETA
Este é o retorno de um investimento em relação a um índice de mercado. Um investimento com beta igual a 1 aumenta e diminui na mesma proporção que o retorno do mercado. A maioria dos ETFs são fundos “beta”, criados com o objetivo de seguir da maneira mais próxima possível o retorno de um índice.
-
Bolsa de Valores
Ambiente de negociação em local físico definido, com sistema de negociação eletrônico (ou viva-voz) e regras adequadas à realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, bem como à divulgação das mesmas.
-
Bonificações
Remuneração paga ao acionista em decorrência do aumento do capital, ocorrido pela incorporação de reservas ou outros recursos, efetuada naproporção da quantidade de ações que detém. Pode ser paga em ações (distribuição gratuita de ações aos acionistas) ou em dinheiro.
-
Bookbuilding
Processo de formação de preços de títulos e valores mobiliários.
-
B3
-