Notícias
Vozes unidas contra a desertificação: I Simpósio de Combate à Desertificação chega ao Recife
- Foto: Divulgação INSA/MCTI
O combate à desertificação ganhará mais um espaço permanente de discussão, definição de estratégias e construção de políticas públicas. Nos dias 30 e 31 de outubro, será realizado, em Recife, no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o I Simpósio de Combate à Desertificação – Soluções para a crise ambiental em territórios em transformação.
Espera-se que, a partir desta primeira edição, o simpósio seja institucionalizado e realizado anualmente pela rede de pesquisadores que atua com a temática da desertificação no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://simposio-desertificacao.oca-portal.com/, onde também está disponível a submissão de trabalhos.
Fruto de uma articulação em rede, da qual faz parte o Observatório da Caatinga e Desertificação (OCA) do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), o simpósio acontece no âmbito do projeto REDESER – Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
Também integram esta rede a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-LITPEG/UFPE), o Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma Caatinga (OndaCBC) e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Conforme destacou o pesquisador Aldrin Pérez, coordenador do Observatório da Caatinga e Desertificação do INSA, “o Semiárido brasileiro carrega em si a beleza da resistência, mas também a marca profunda da vulnerabilidade, e a desertificação está entre seus maiores desafios: um processo silencioso que ameaça terras, água e milhões de vidas”. “É diante dessa urgência que nasce este primeiro Simpósio de Combate à Desertificação. Será mais do que um encontro científico, será um chamado coletivo à ação”, reforçou.
O simpósio reunirá pesquisadores, estudantes, gestores públicos e movimentos sociais em painéis temáticos, debates e submissão de trabalhos. O objetivo é “fortalecer uma rede de pesquisa-ação, na qual o conhecimento científico-acadêmico e os saberes populares caminhem lado a lado na construção de políticas públicas eficazes e na criação de alternativas concretas para restaurar terras degradadas e, assim, fortalecer a vida no Semiárido”, completou Aldrin Perez.
Mais do que um evento, o I Simpósio de Combate à Desertificação é um gesto de esperança. “Será um espaço de partilha, compromisso e transformação, onde cada voz importa para enfrentar a desertificação, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, e ao mesmo tempo reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro. Afinal, o que acontece no Semiárido repercute também em outras regiões áridas do mundo, seja de forma positiva ou negativa”, concluiu o pesquisador Aldrin Pérez.
Confira a programação:
Quinta-feira - 30/10
8h - 9h
Credenciamento
9h - 10h30
Solenidade de abertura
10h30 - 11h
Coffee break
11h - 12h30
Painel 1: Sociedade civil convergência de saberes populares e acadêmicos
12h30 - 14h
Intervalo
14h - 15h30
Painel 2: Ciência de dados e tecnologias aplicadas no monitoramento e modelagem da desertificação
15h30 - 17h
Painel 3: Soluções integradas para restauração dos territórios no Semiárido
17h - 18h20
Sessão de apresentação oral
18h20 - 20h
Jantar regional
Sexta-feira 31/09
8h - 9h20
Painel 4: Gestão adaptativa e territórios resilientes
9h20 - 9h50
Coffee break
9h50 - 11h10
Painel 5: A dimensão humana da desertificação
11h10 - 12h30
Sessão de apresentação oral
12h30 - 14h
Intervalo
14h - 15h30
Painel 6: Articulação em rede para o enfrentamento da desertificação
15h30 - 16h
Coffee break
16h - 18h
Debate aberto
18h - 18h30
Encerramento
Serviço:
I Simpósio de Combate à Desertificação - Soluções para a crise ambiental em territórios em transformação.
30 e 31 de outubro (Gratuito)
Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, Universidade Federal de Pernambuco - Avenida da Arquitetura - Cidade Universitária, Recife - PE
Mais informações: https://simposio-desertificacao.oca-portal.com/#submit