Notícias
Tecnologia desenvolvida pelo INSA/MCTI é focada no saneamento ambiental e reuso de água
Tecnologia SARA implantada em uma escola é contemplada com Selo TCE Ceará Sustentável
A Escola Municipal Antônio Silvestre Pinto, localizada em Santa Quitéria, no Ceará, foi agraciada com o Selo TCE Ceará Sustentável, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE) que reconhece projetos e ações que investem na responsabilidade socioambiental. A escola recebeu o selo como um reconhecimento ao projeto de cultivo de frutas produzidas com água de reuso tratada pelo sistema SARA, tecnologia social desenvolvida por pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) que une o saneamento ambiental ao reaproveitamento de águas domésticas para a irrigação. As águas tratadas pelo SARA são empregadas na produção agrícola de alimentos que compõem a merenda escolar dos estudantes da unidade.
De acordo com o Instituto Municipal de Meio Ambiente de Santa Quitéria, que submeteu o projeto ao TCE-CE, “o Sistema SARA implantado na Escola Antônio Silvestre Pinto é visto como exemplo, tanto que constantemente recebemos visitas de outras comunidades escolares para aulas de campo com os alunos para compreenderem a eficácia do sistema, o que constitui um momento de aprendizado sobre educação ambiental e sustentabilidade”. Além do componente educativo, a produção de frutas utilizando água tratada pela tecnologia SARA também permite o estabelecimento de parcerias entre a Escola Antônio Silvestre Pinto e outras instituições de ensino da região, que recebem doações dos excedentes da unidade escolar, o que demonstra o impacto regional da iniciativa ali desenvolvida.
A tecnologia SARA está disponível em três escalas: familiar, escolar e comunitária, variando em função da quantidade de pessoas que vão utilizar as águas tratadas pelo sistema. Atualmente, há mais de 5 mil beneficiários diretos do SARA, distribuídos em oito estados do Nordeste e em Minas Gerais, com previsão de implantação de dezenas de novas unidades nos próximos meses.