Notícias
Sudene, INSA/MCTI e UFPB formalizaram convênios para o fortalecimento da cadeia produtiva da palma no Semiárido
É de extrema importância a assinatura de convênios dessa natureza, e é fundamental destacar a importância da palma forrageira para o Semiárido. - Foto: Victor Lima
A Sudene, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido e a Universidade Federal da Paraíba, formalizou no dia 19 de março, três convênios para o fortalecimento da cadeia produtiva da palma no Semiárido. A iniciativa faz parte do programa InovaPalma, liderado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste.
Participaram da solenidade o Diretor do INSA/MCTI, Etham Barbosa e a Dr. Dilma Trovão, a reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, o Superintendente Estadual do BNB na PB, Rudrigo Otávio, o Secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado da PB, Joaquim Hugo, a Tecnologista do INSA, Dr. Jucilene Araújo, o Coordenador do Programa Inova Palma, Aildo Sabino, o consultor Alberto Suassuna e Leonardo Pascoal da UFPB.
A palma é a principal xerófila cultivada no Brasil e está amplamente incorporada ao processo produtivo da região Semiárida. Destaca-se principalmente pela sua elevada eficiência de uso de água, potencial de crescimento e produtividade de fitomassa, o que faz dela uma cultura estratégica para a segurança alimentar animal e a sustentabilidade da região.
É de extrema importância a assinatura de convênios dessa natureza para o desenvolvimento de projetos com a palma forrageira, e é fundamental destacar a importância dessa cultura para o Semiárido.
Também participaram da solenidade, representantes da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba, gerente e agentes do BNB, representantes da prefeitura de Sumé, Produtores rurais, pesquisadores e empresários.
