Notícias
Semiárido em Tela integra lista dos projetos mais bem avaliados do Prêmio Arte na Escola
O Semiárido em Tela reforça o papel da educomunicação científica, inclusiva e de formação técnica para jovens do Semiárido - Foto: Alunos do Projeto Semiárido em tela
O projeto Semiárido em Tela, do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), foi reconhecido entre os projetos mais bem avaliados da edição 2025 do Prêmio Arte na Escola Cidadã, alcançando a etapa semifinal da premiação nacional. O projeto se destacou entre os 153 semifinalistas regionais, selecionados entre mais de 220 iniciativas inscritas de todo o Brasil.
O Prêmio Arte na Escola Cidadã é um dos principais reconhecimentos nacionais dedicados a projetos que integram a arte aos processos educativos. Na categoria de espaços não formais, o Semiárido em Tela foi valorizado pela proposta de promover a formação audiovisual de jovens, aproximando ciência, cultura e comunicação dos territórios do Semiárido brasileiro.
A iniciativa aconteceu em três edições da Semana de Popularização da Ciência no Semiárido, evento itinerante que leva oficinas de audiovisual a comunidades com pouco acesso a conteúdos científicos. Durante as oficinas, estudantes aprendem técnicas de fotografia, gravação e edição de vídeos, atuando como protagonistas na produção de conteúdos audiovisuais sobre ciência.
O reconhecimento destaca a importância das ações de popularização da ciência, alinhadas à missão do INSA de aproximar a pesquisa científica da sociedade. O Semiárido em Tela reforça o papel da educomunicação científica ao proporcionar vivências criativas, inclusivas e de formação técnica para jovens do Semiárido.

- Durante as oficinas, estudantes aprendem técnicas de fotografia, gravação e edição de vídeos, atuando como protagonistas na produção. Fotos: Alunos do Projeto Semiárido em Tela
“Para nós do Setor de Popularização, o maior diferencial do Semiárido em Tela é justamente trabalhar com um recurso que está muito próximo do cotidiano dos jovens, que é o vídeo. Isso facilita o processo, torna tudo mais leve, mais acessível. Eles se sentem parte da construção do conhecimento. A gente leva os conteúdos técnicos da área de comunicação, mas o que acontece ali é uma verdadeira troca de saberes, muito horizontal. Eles nos ensinam sobre a realidade deles, sobre o território, e nós contribuímos com ferramentas que ajudam a registrar e valorizar essas vivências. Então, receber esse destaque dessa premiação nacional é uma confirmação de que estamos no caminho certo. É uma validação de que o Semiárido em Tela precisa continuar crescendo e precisa alcançar mais territórios. É uma ação que empodera a juventude, democratiza a ciência através do audiovisual, e faz a ciência chegar, de fato, ao povo do semiárido.” – comenta a Pesquisadora PCI Camila Gurjão, uma das facilitadoras do projeto.
O projeto é conduzido pelo setor de Gestão da Informação e Popularização da Ciência do INSA/MCTI e integra o esforço contínuo da instituição em conectar a ciência com as realidades locais do Semiárido através do audiovisual.