Notícias
I Sanear Semiárido e III Seminário Paraibano de Compostagem acontecem entre os dias 03 e 04 de dezembro em Campina Grande
Saneamento ambiental e gestão de resíduos são temas de eventos organizados conjuntamente pelo INSA e a UFCG
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) está promovendo, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), dois eventos voltados para o debate sobre o tratamento de resíduos e algumas estratégias de saneamento adaptadas ao semiárido brasileiro. O I Sanear Semiárido e o III Seminário Paraibano de Compostagem, ambos gratuitos, ocorrem nos dias 03 e 04 de dezembro no auditório de extensão Rosa Tânia, na sede da UFCG.
Com o tema “Mitigação para as mudanças climáticas”, os eventos dialogam com a discussão global sobre a emergência climática e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS), que buscam soluções que articulem o tripé crescimento econômico, conservação da biodiversidade e justiça socioambiental. Ao longo da programação dos eventos, estarão reunidos órgãos de controle, gestores municipais e estaduais, produtores rurais, movimentos sociais, instituições públicas e privadas, setor empresarial, comunidade científica, sociedade civil e diversos atores que lidam com os desafios da gestão de resíduos e o saneamento ambiental a partir de diferentes abordagens.
Os dois eventos, que estão sendo correalizados pelo Laboratório de Tecnologias Ambientais (LTA) da UFCG e pela Coordenação de Pesquisa do INSA, buscam estabelecer um espaço de discussão e troca de ideias acerca de iniciativas de saneamento e de projetos de compostagem eficazes e de baixo custo que sejam capazes de reduzir impactos ambientais e demonstrar como resíduos tradicionalmente “perdidos” podem ser reutilizados para produzir insumos valiosos para a agricultura e o desenvolvimento sustentável dos municípios da região semiárida.
A Coordenadora de Pesquisa do INSA, Dra Dilma Trovão, reforçou o convite a todos os interessados para participarem dos eventos que começam nesta quarta-feira (03), na UFCG. “Será uma excelente oportunidade para gestores públicos, secretários de agricultura e de meio ambiente, prefeitos e representantes de empresas privadas discutirem uma pauta essencial do nosso país, que é o gerenciamento dos resíduos sólidos e líquidos em tempos de mudanças do clima e da necessidade de reconfigurar as nossas formas de interação com o meio ambiente. O INSA apoia esse tipo de iniciativa e estimula o engajamento de todos os agentes envolvidos na busca de alternativas para esses desafios”, concluiu a gestora.