Notícias
Pesquisadora Francilene Procópio Garcia é eleita presidente da SBPC
Francilene Garcia torna-se a primeira mulher nordestina a ocupar essa posição na maior entidade científica da América Latina. - Foto: Jardel Rodrigues/SBPC
A professora e pesquisadora Francilene Procópio Garcia foi empossada nesta quinta-feira (17/07), a mais nova presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), durante a 77ª Reunião Anual da SBPC, que acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Recife. Francilene Garcia foi eleita presidente da entidade sucedendo Renato Janine Ribeiro, tornando-se a primeira mulher nordestina a ocupar essa posição na maior entidade científica da América Latina. Ao seu lado, assumem a Vice-Presidência Soraya Soubhi Smaili, professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Aldo José Gorgatti Zarbin, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A paraibana Francilene Procópio é professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e colabora com o Governo do Estado, como coordenadora do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties).
Atua ainda na gestão e avaliação de programas de CTI, com ênfase em: gestão do impacto da TI em sistemas produtivos, planejamento e gestão de empreendimentos inovadores, e planejamento e avaliação de políticas públicas em CTI.
A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou político-partidária, dedicada à defesa do avanço científico e tecnológico, e ao desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Participando da programação da 77ª Reunião Anual da SBPC, o diretor do INSDA/MCTI, José Etham de Lucena Barboza, celebrou a posse.
A nova diretora da SBPC mencionou em entrevistas que pretende ouvir mais os jovens cientistas e avaliar as ações do governo Lula na Ciência, além de discutir os desafios do setor. "Precisamos manter a excelência na produção de conhecimento, mas, sobretudo, é preciso mostrar como esse conhecimento pode e deve contribuir para melhorar a vida da população”, destaca Francilene.
Informações FAPESQ.