Notícias
Jogos promovem diversão e aprendizado para públicos de todas as idades
Parceria entre o INSA e o IBICT leva conteúdos digitais sobre o semiárido para o Canal Ciência
Arte: Katiúcia Beserra
Conteúdos científicos de alta relevância e potencial educativo a um clique de distância. Essa é a proposta da parceria estabelecida entre o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para disponibilizar jogos e quizes digitais sobre o semiárido brasileiro no site do Canal Ciência, a maior plataforma de divulgação científica e tecnológica do país.
A colaboração entre as duas unidades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi apresentada ao público durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 20 e 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Ao longo do evento, os visitantes do estande do INSA puderam acessar os conteúdos digitais do instituto no Canal Ciência e “viajar” ao semiárido brasileiro sem sair do lugar. Crianças, adolescentes, jovens e adultos se engajaram em atividades como jogos da memória, quebra-cabeças e quizes sobre a biodiversidade, o clima e a cultura das regiões semiáridas de cada estado que integra o território.
“Nunca pensei que houvesse tantas espécies diferentes de cactos e que cada uma era mais interessante do que a outra. Tem até cacto com flor!”, surpreendeu-se Priscilla dos Santos, estudante do segundo ano do Ensino Médio de uma escola de Brasília (DF) que visitou o estande do INSA durante a SNCT. “A gente cresce com uma imagem do semiárido na cabeça, a de que a região é muito seca e quase sem vegetação, mas, quando participa de um jogo como esse, vê que tem muito a descobrir e aprender sobre os biomas do nosso país. Para a gente que vai fazer o Enem, esse tipo de conteúdo ajuda demais, porque nos ajuda a aprender de forma fácil, clara e divertida”, declarou a jovem.
A iniciativa de desenvolver conteúdos multimídia que aproximem o conhecimento científico da sociedade e, sobretudo, das gerações mais jovens, faz parte de um esforço de diversas unidades do MCTI para popularizar a ciência e mostrar ao público que a pesquisa científica está presente no seu dia a dia. Foi com esse olhar que o IBICT lançou o Canal Ciência em 2002 e que o Núcleo de Gestão de Informação e Popularização do Conhecimento do INSA vem mobilizando as tecnologias da informação e da comunicação para alcançar novos públicos e ampliar o interesse de crianças e adolescentes pelas descobertas, métodos e carreiras científicas.
Os materiais elaborados pela área de Popularização do Conhecimento do INSA estão disponíveis no menu “Ciencioteca” do portal do Canal Ciência e podem ser acessados gratuitamente em celulares, tablets e computadores. De acordo com a equipe da pasta, a apresentação das pesquisas sobre o semiárido em formatos com que o público tem grande familiaridade tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar a ciência produzida no instituto cada vez mais atrativa, dinâmica e inclusiva, contribuindo para complementar o aprendizado desenvolvido nas escolas e universidades e para construir uma cultura científica no país.