Notícias
No Dia Mundial do Solo, INSA/MCTI recebe universidades paraibanas em visita técnica
Pesquisadores Itauane Aquino, Alcinei Campos, Alexandre Bakker, Kalline Carneiro e Karoline Thays (Iury Sarmento/Ascom INSA)
No último dia 05 de dezembro, o Dia Mundial do Solo foi marcado por uma série de atividades no Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI). O tema “Solos Saudáveis para Cidades Saudáveis”, definido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), foi apresentado na Estação Experimental Ignácio Hernán Salcedo, que recebeu visitantes de universidades públicas paraibanas.
A equipe de Solos e Mineralogia, liderada pelo pesquisador Dr. Alexandre Bakker, promoveu a oficina "A Ciência do Solo – A Base da Sustentabilidade da Agricultura no Semiárido Brasileiro", facilitada pelos Pesquisadores PCI Dra. Kalline Carneiro, Dr. Alcinei Campos, Dra. Itauane Aquino e Dra. Karoline Thays Araújo. Eles contaram com os colegas da área de Produção Vegetal Dra. Lindamara Costa, Dra. Daniela Costa e Dr. Renato Lima; e da área de Biodiversidade, representada pela Dra. Maria das Graças Nascimento e Dra. Fernanda Monteiro.
O público da visita técnica foi composto por alunos de graduação e pós graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), acompanhados pelos professores Sérgio de Faria e Avany Bezerra, da Área de Ecologia e Conservação. Outro grupo foi composto por alunos do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), junto à Profa. Aline Ferreira. E ainda o Prof. Adailson Pereira, que levou seus alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), totalizando 50 participantes.
O objetivo da programação foi conscientizar sobre a importância da saúde dos solos, fundamental para a qualidade de vida nas cidades, difundindo o conhecimento sobre o papel desse recurso como base da sustentabilidade da agricultura e da interdisciplinaridade.
Em sua explanação, a pesquisadora Kalline Carneiro falou da importância da fertilidade e fatores químicos em solos do semiárido, com ênfase em solos degradados. Já o pesquisador Alcinei Campos descreveu a morfologia do solo. O manejo e conservação do solo foram apresentados pela pesquisadora Itauane Aquino. A técnica em laboratório Júlia Tavares e a pesquisadora Karoline Thays expuseram obras de arte desenvolvidas com as geotintas e falaram da diversidade do solo.
A importância do solo para a conservação de cactáceas foi tema da palestra das pesquisadoras Maria das Graças e Fernanda Monteiro, que também mostraram a preparação de mudas no viveiro do INSA. Fechando o roteiro, os pesquisadores Lindamara Costa, Daniela Costa e Renato Lima falaram sobre a nutrição de solos para a produção de palma forrageira.

- Além das apresentações dos experimentos, os visitantes conheceram o trabalho em geotintas (Iury Sarmento/Ascom INSA)
O evento teve ainda sorteio de mudas nativas, materiais de popularização da ciência e amostras de geotintas para os visitantes.
