Notícias
INSA participa de reunião estratégica sobre bacia do Rio Paraíba do Norte no INPE
A participação do INSA foi considerada estratégica, tendo em vista sua atuação histórica na região semiárida - Foto: Divulgação/INSA
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) convidou o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), José Etham de Lucena Barbosa, para participar da reunião de encerramento do projeto de pesquisa intitulado “Diagnóstico e estratégias de restauração ambiental da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Norte”, financiado pela FAPESP sob o processo nº 2022/08775‑0. O encontro foi realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho de 2025, na sede do INPE, em São José dos Campos (SP), especificamente na Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades.
O principal objetivo da reunião consistiu em apresentar e discutir os resultados consolidados ao longo da execução do projeto, identificar lacunas ainda existentes e apontar caminhos viáveis para aprofundamentos futuros. A participação do INSA foi considerada estratégica, tendo em vista sua atuação histórica na região semiárida e sua expertise em gestão de recursos hídricos e restauração ecológica, áreas centrais ao escopo do estudo. José Etham pontuou que:“A participação do INSA reforça nosso compromisso com a governança das águas semiáridas. Como sempre digo, precisamos olhar para essas bacias hidrográficas como recursos vivos que exigem gestão responsável — respeitando seu tempo de recuperação para garantir água no presente e no futuro.”

- A expectativa é que essa articulação interinstitucional contribua para a consolidação de políticas públicas sustentáveis. Fotos: Divulgação/INSA
Ao reunir representantes de diferentes instituições e especialistas envolvidos na pesquisa, o INPE promoveu um debate qualificado que fortaleceu a cooperação técnica e científica entre os órgãos. A expectativa é que essa articulação interinstitucional contribua para a consolidação de políticas públicas sustentáveis voltadas à recuperação ambiental da bacia do Rio Paraíba do Norte, considerada uma das mais relevantes para o Nordeste brasileiro.
José Etham agradeceu ao INPE pelo convite enfatizando que encontros como esse são fundamentais para fortalecer a ciência aplicada ao Semiárido e gerar impactos positivos e duradouros para a região.