Notícias
INSA/MCTI sediou hoje a Etapa Agreste do IV Painel Paraibano de Mudanças Climáticas
O Diretor do Instituto, Dr. Etham Barbosa, destacou que o painel fortalece a integração entre ciência e sociedade. - Foto: Victor Lima
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) sediou nesta quinta-feira (4/9), em Campina Grande (PB), a Etapa Agreste do IV Painel Paraibano de Mudanças Climáticas, iniciativa do Governo da Paraíba com apoio de instituições acadêmicas.
Na abertura, estiveram presentes Rubens Freire, Secretário Executivo da SECTIES/PB; José Etham Barbosa, Diretor do INSA; Rangel Júnior, Presidente da FAPESQ; e o reitor em exercício do IFPB, Professor Neilor César dos Santos. A programação científica foi conduzida pela Dra. Dilma Trovão (INSA/MCTI), que destacou os impactos da desertificação no Semiárido.
A agenda incluiu palestras do Dr. Sérgio Lopes (UEPB‑Levin), que abordou os desafios climáticos para a biodiversidade, e de Vanúbia Martins (CPT), que refletiu sobre mudanças climáticas e convivência com o Semiárido.
No período da tarde, os participantes visitaram as instalações do INSA e acompanharam uma exposição de trabalhos científicos. O Diretor do Instituto, Dr. Etham Barbosa, destacou que o painel fortalece a integração entre ciência e sociedade, fomentando soluções coletivas para questões como escassez hídrica, desertificação e perda de biodiversidade.
Após as etapas realizadas em Sousa e Monteiro, o IV Painel Paraibano de Mudanças Climáticas segue agora para João Pessoa (PB), com a Etapa Mata Paraibana agendada para os dias 24 e 25 de setembro.
