Notícias
INSA/MCTI sedia seminário nacional sobre desertificação e restauração de terras
Programação tem dois dias de atividades envolvendo pesquisadores, políticos, gestores, empresários e sociedade civil
Nos dias 16 e 17 de junho, Campina Grande (PB) sediará o seminário nacional “Restaurar a terra. Criar oportunidades”, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca 2025. O evento reunirá pesquisadores, políticos, gestores públicos, empresários de médio e pequeno porte e representantes da sociedade civil organizada para discutir estratégias de restauração de terras, desenvolvimento sustentável e adaptação às mudanças climáticas no Semiárido brasileiro.
No INSA/MCTI, o evento foi articulado junto aos parceiros pelo pesquisador titular Aldrin Martin Pérez‑Marin, do Núcleo de Desertificação e Agroecologia, em colaboração com as demais instituições envolvidas.
O diretor do INSA/MCTI, José Etham de Lucena Barbosa, ressalta a importância do seminário como parte de um esforço estratégico para promover políticas públicas integradas: “Durante muito tempo se desenvolveram políticas de combate aos períodos de baixa precipitação pluviométrica focadas no uso e ocupação do espaço como elemento de exploração econômica, sem considerar as potencialidades da região. Precisamos avançar na construção de políticas que valorizem a convivência com o Semiárido e promovam desenvolvimento social sustentável”, afirmou. Etham convida a comunidade científica, políticos, gestores públicos, empresários rurais e urbanos e representantes da sociedade civil organizada que se interessam pelo tema proposto a estarem presentes no evento.
A programação tem início na tarde do dia 16, com visita técnica a experiências de regeneração produtiva da Caatinga. No dia 17, o seminário acontece na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com acolhimento, falas de autoridades e painéis temáticos sobre economia da restauração, cooperação internacional, uso de sementes florestais, tecnologias sociais e gestão de dados ambientais. O objetivo é ampliar o debate e a cooperação interinstitucional no enfrentamento à desertificação e à seca, além de valorizar o potencial da restauração ecológica como alternativa viável para o desenvolvimento sustentável da região.
São realizadores e organizadores do evento: Observatório da Caatinga e da Desertificação, PELD‑Rio Paraíba, Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Confira a programação abaixo!

- Confira detalhes de cada dia da programação do seminário

- Programação do Dia 1

- Programação do Dia 2 pela manhã

- Programação do Dia 2 à tarde

- Aponte a câmera do celular para o QR Code e se inscreva!