Notícias
Inscrições são gratuitas e estão abertas até 04 de setembro
INSA/MCTI sedia Etapa Agreste do IV Painel Paraibano de Mudanças Climáticas
Sede Administrativa do INSA/MCTI - Foto: Divulgação INSA/MCTI
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, receberá no dia 04 de setembro a Etapa Agreste do IV Painel Paraibano de Mudanças Climáticas, evento promovido pelo governo do estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceria com instituições de ensino e pesquisa da região.
A etapa regional do evento é aberta ao público e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas pelo site da Secties no período entre 22 de agosto e 04 de setembro de 2025. O painel reúne a comunidade científica, integrantes de órgãos governamentais, formadores de opinião e representantes da iniciativa privada e da sociedade civil para debater soluções coletivas para os desafios climáticos da Paraíba e dos estados no seu entorno, com foco em questões estratégicas como desertificação, insegurança hídrica e perda de biodiversidade, todas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e ao Plano Estadual de Mudanças Climáticas.
A palestra de abertura da Etapa Agreste acontece no auditório do INSA e será ministrada pela Dra Dilma Trovão, Coordenadora de Pesquisa do INSA/MCTI, que abordará as articulações entre as mudanças climáticas e o fenômeno da desertificação, que produz impactos ambientais, sociais e econômicos severos. A programação continua às 10h40 com a palestra do Dr. Sérgio Lopes, coordenador do Laboratório de Ecologia Vegetal da Universidade Estadual da Paraíba (Levin-UEPB), sobre os desafios impostos pelas mudanças do clima à biodiversidade da região semiárida e a palestra “Mudanças Climáticas e a Convivência com o Semiárido”, conduzida pela psicóloga e educadora Vanúbia Martins de Oliveira, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), marcada para as 11h20.
No turno da tarde, a agenda do evento prevê a realização de uma visita de campo à sede administrativa do INSA para apresentar as instalações e pesquisas desenvolvidas no instituto, seguida de uma exposição dos trabalhos produzidos pela área de Gestão da Informação e Popularização da Ciência.
O Diretor do Instituto Nacional do Semiárido, Dr Etham Barbosa, destacou a relevância do painel para as discussões sobre o meio ambiente junto aos variados extratos da sociedade em busca de alternativas que beneficiem todos os segmentos. "Esse evento é importante porque traz a ciência para perto das pessoas. Vamos falar sobre problemas que já sentimos aqui na região, como a falta de água, a perda de plantas e animais e a desertificação. A ideia é juntar forças da comunidade, do governo e das instituições para pensar em soluções que ajudem o semiárido a enfrentar as mudanças do clima.", explicou o gestor.