Notícias
INSA/MCTI, SEAFDS e PROCASE assinam termo que beneficiará agricultores(as) do município do Congo-PB
Um marco imprescindível que apoia e ajuda a agricultura familiar na região. - Foto: Victor Lima
Foi realizada no dia 15/08 na sede do Instituto Nacional do Semiarido, a assinatura do Termo de Doação de bovinos da raça Curraleiro Pé-Duro, o encontro fez parte do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2024, celebrado entre o INSA/MCTI e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido - SEAFDS/PROCASE.
Neste contexto, a assinatura do termo beneficiará 20 agricultores e agricultoras da Associação Comunitária dos Agricultores, Produtores, Criadores e Apicultores das Comunidades de Tapera, Tatu, Poço Comprido e Barro Branco – ACAPCACTT, localizada no município de Congo-PB. O INSA doará 20 (vinte) animais, que serão repassados por meio da articulação da equipe do PROCASE.
As autoridades presentes e responsáveis pela assinatura foram: O Diretor do INSA/MCTI Dr. José Etham de Lucena Barbosa, o secretário da SEAFDS, Frei Anastácio, o Dr. Nivaldo Moreno Magalhães, Coordenador Estadual do Procase-PB e o Agricultor José Roberto Bezerra Júnior, Presidente da ACAPCACTT.
O Coordenador Estadual do Procase-PB Dr. Nivaldo Moreno Magalhães declarou em depoimento a importância do acordo, "Hoje o termo de sessão de vinte animais sendo dezoito reprodutores e duas matrizes bovina, é o primeiro passo de uma parceria inteligente que nós vamos fazer nessa transição do PROCASE II com o INSA, para que a gente possa melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar, esse é o nosso principal objetivo."
O INSA/MCTI desenvolve o Plano de Difusão do Gado Curraleiro Pé-Duro por meio do Núcleo de Produção Animal, que visa o repasse de animais do seu rebanho para a formação de novos núcleos de conservação desta importante raça bovina, a qual é um patrimônio histórico, genético e cultural do país.

- O encontro faz parte do Acordo de Cooperação Técnica entre INSA/MCTI e SEAFDS/PROCASE. Foto: Victor Lima
Logo após realizada as assinaturas, o grupo de autoridades visitou a estação experimental Prof. Ignácio Salcedo, conhecendo de perto a raça Curraleiro Pé-Duro e finalizando o encontro.