Notícias
INSA/MCTI recebe pesquisadores de universidades federais para visitas técnicas e troca de experiências científicas
A visita teve destaque para iniciativas voltadas à captação e reuso de água, energia solar e monitoramento climático - Foto: Victor Lima
Nos dias 13 e 14 de junho, o diretor do INSA/MCTI Dr. Etham Barbosa e a Coordenadora de Pesquisa Dr. Dilma Trovão, receberam a visita de cerca de 60 pesquisadores de cinco universidades federais ligadas à rede de gestão de recursos hídricos do semiárido: UFCG, UFPB, UFRPE, UFRB e UFC. A visita faz parte das ações do Seminário Nacional sobre Desertificação e Restauração de Terras.
A programação incluiu visitas técnicas a experimentos desenvolvidos na Sede e na Estação Experimental do INSA, com destaque para iniciativas voltadas à captação e reuso de água, energia solar e monitoramento climático por meio de torres micrometeorológicas.

- A programação incluiu visitas técnicas a experimentos desenvolvidos na Sede e na Estação Experimental do INSA - Fotos: Victor Lima
No dia 13, as atividades tiveram início no auditório do INSA com um rápido bate-papo e em seguida uma visita guiada aos experimentos da Sede. Simultaneamente, foi instalado um equipamento de baixo custo para coleta de dados meteorológicos, sob supervisão do professor John Cunha (UFCG). A proposta é comparar os resultados obtidos com os das torres micrometeorológicas do instituto. À tarde os pesquisadores se deslocaram para a UFCG campus Sumé - PB, e visitaram as instalações do centro de desenvolvimento do semiárido onde conheceram as pesquisas que estão sendo desenvolvidas.
Na tarde do dia 14, os participantes visitaram a Fazenda Experimental, onde observaram experimentos de longa duração relativos à variação sazonal do carbono, da água e da energia no bioma caatinga. Em seguida, houve um momento de integração e discussão científica no auditório da Sede.
A ação integra os esforços do INSA/MCTI para promover o intercâmbio de conhecimentos científicos e fortalecer as redes de pesquisa dedicadas à restauração ambiental e à convivência com o Semiárido.