Notícias
INSA/MCTI promove evento que aborda alimentação, segurança, produção e soberania alimentar no Semiárido brasileiro
A proposta do INSA é refletir sobre os desafios da pobreza e dos aspectos que envolve a fome no Brasil - Foto: Ione Barbosa e Heloíse Monteiro
Um evento de grande relevância será realizado pelo Instituto Nacional do Semiárido-INSA/MCTI, com o tema “Alimentação para um futuro melhor: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) no Semiárido brasileiro”.
A iniciativa acontecerá no 6 de outubro de 2025, das 09h às 17h30, no auditório do INSA, com opção de participação presencial e online. O evento será alusivo ao Dia Mundial da Alimentação, que é comemorado no dia 16 de outubro, e serve para mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da alimentação para a saúde e o bem-estar. Para além da produção, do abastecimento, da distribuição edo consumo de alimentos no mundo, busca-se refletir sobre aspectos como a cultura, a quantidade e qualidade dos produtos alimentares, valores e processamentos.
Apesar do Brasil figurar entre os maiores produtores mundiais de alimentos, persiste um paradoxo alarmante: a incapacidade de garantir segurança alimentar e nutricional para toda a população. Isso evidenciaque o problema está ligado as desigualdades socioeconômicas e ao modelo de produção, distribuição e acesso aos alimentos, agravadas pela emergência climática. A saída do Brasil do Mapa da Fome neste ano de 2025 foi possível pela reestruturação de políticas públicas importantes como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), e ações coordenadas, integradas e inclusivas que priorizaram territórios vulneráveis, entre eles, municípios da região semiárida.
O evento busca promover um debate sobre alimentação, segurança, produção e soberania alimentar no Semiárido brasileiro, articulando diferentes atores sociais que atuam e são interessados no tema, de modo a identificar lacunas de temas/demandas geradoras de uma agenda de pesquisa e de iniciativas. Inspirando-se nas lutas do pernambucano Josué de Castro (1908-1973), cujo pensamento continua atual e urgente, e nos lembra que a fome não é uma fatalidade ou em decorrência das condições físicas, climáticas e étnicas, mas sim um problema político, geográfico, estrutural.
Acesse o site do evento e faça sua inscrição clicando aqui. Maiores dúvidas entre em contato com alimentos@insa.gov.br
O evento contará com mesas-redondas, rodas de conversa, e terá a participação de pesquisadores, professores, alunos, gestores públicos, movimentos sociais e sociedade civil.