Notícias
Evento ocorre nos dias 16 e 17 de dezembro, em Brasília
INSA/MCTI participa de evento de combate à desertificação organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) participa, entre os dias 16 e 17 de dezembro, do evento “Combate à Desertificação: Resiliência Climática e Prosperidade no Semiárido”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A programação prevê o lançamento do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB-Brasil 2025-2045), um documento construído colaborativamente por instituições parceiras como o INSA, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O evento acontece no Centro de Convenções Israel Pinheiro, no Lago Sul, em Brasília (DF). Além do lançamento do PAB-Brasil, também serão apresentados os resultados do Projeto de Cooperação Internacional “Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade” (REDESER), uma iniciativa coordenada pelo Departamento de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (DCDE) do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), implementado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
De acordo com a organização do evento, durante a apresentação serão discutidos os resultados alcançados, as perspectivas e projetos futuros, com vistas a fortalecer a resiliência climática e a prosperidade dos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares das áreas suscetíveis à desertificação no Brasil. O Instituto Nacional do Semiárido será representado no evento pelo pesquisador da área de Desertificação e Agroecologia, Aldrin Pérez-Marin, também membro do Observatório da Caatinga e Desertificação e da correspondente de ciência e tecnologia do Brasil na Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).
O evento será transmitido ao vivo a partir das 8h30 no canal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima no YouTube, disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/@mmeioambiente. Confira a programação completa do evento aqui.

- Card de divulgação