Notícias
Pauta da reunião abordou relações comerciais e transferência de tecnologia entre Brasil e China
INSA/MCTI participa de encontro estratégico entre delegação chinesa, governo da Paraíba e o ecossistema de ciência e tecnologia do estado
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) participou, nessa segunda-feira (24), de uma reunião entre o governo da Paraíba e uma delegação chinesa composta pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China (MOST), China Electronics Technology Group Corporation (CETC) e a embaixada chinesa no Brasil. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa (PB) e contou com a presença de autoridades dos dois países e de representantes das principais instituições de ciência e tecnologia do estado.

Na ocasião, foram celebrados acordos de cooperação entre Brasil e China na área de ciência e tecnologia, que têm como objetivo promover o desenvolvimento sustentável na Paraíba e nos estados vizinhos por meio da tecnologia e da inovação. Um dos principais pontos de pauta foi a criação de um laboratório conjunto de inovação do Sistema Beidou na Paraíba, que deve aprimorar as tecnologias de navegação e comunicação via satélites e fortalecer o ecossistema científico e tecnológico do estado, gerando oportunidades de emprego, renda e capacitação para a população paraibana.

O Instituto Nacional do Semiárido foi representado no evento pelo diretor Etham Barbosa, que marcou presença na cerimônia ao lado de gestores de instituições de ensino, pesquisa e extensão da Paraíba como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao fazer parte de iniciativas como essa, o INSA consolida a sua posição como o braço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na Paraíba, construindo pontes entre o governo federal, a administração estadual e parceiros internacionais como a China, que vêm investindo e fortalecendo os arranjos produtivos da região.