Notícias
INSA/MCTI participa da oficina de planejamento do PAN Flora da Caatinga
Pesquisadora PCI Dra. Fernanda Monteiro integra a área de Biodiversidade do INSA - Foto: Divulgação/INSA
Entre os dias 6 a 9 de maio, a pesquisadora PCI Dra. Fernanda Monteiro, da área de Biodiversidade do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), participou da etapa presencial da Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional (PAN) Flora da Caatinga, sob a coordenação do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), vinculado ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A atividade aconteceu no Centro de Convivência – Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O principal objetivo do plano é, de forma participativa, estabelecer compromissos e elaborar ações factíveis para o alcance de seus resultados no período de vigência de cinco anos, priorizando a conservação de espécies da flora ameaçadas de extinção. Desta oficina participaram representantes do governo federal e estadual, universidades, unidades de pesquisa, organizações da sociedade civil e setor privado.
A iniciativa integra o escopo do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF Terrestre). A área de abrangência do PAN Flora da Caatinga supera 40 mil km² e inclui partes dos estados do Ceará e Piauí, sendo este o primeiro PAN dedicado exclusivamente à flora no domínio da Caatinga. Desta forma, busca enfrentar os principais vetores que afetam as espécies ameaçadas de extinção, implementando ações para conservação e proteção da biodiversidade com a integração de esforços dos diferentes atores da sociedade.

- Participaram da programação representantes do governo, universidades, unidades de pesquisa, organizações da sociedade civil e setor privado (Fotos: Elise Dalmaso, Fernanda Monteiro, Gabriela Tavares, Juliana Alencar)
De acordo com a Dra. Fernanda Monteiro, a atuação do Instituto Nacional do Semiárido, através de seus núcleos de pesquisa, reitera o compromisso desta unidade de pesquisa em promover inovações tecnológicas e sociais voltadas para a região Semiárida do Brasil, além de sua participação colaborativa na formulação de estratégias voltadas à conservação da biodiversidade e valorização do bioma Caatinga.
Para mais informações sobre o PAN – Flora da Caatinga, clique aqui.