Notícias
INSA/MCTI na China. Parceria, inovação e cultura em movimento!
Coordenadora de Pesquisa do INSA, Dilma Trovão, Profa. Minli Yang (CAU) e o Diretor do INSA, Etham Barbosa (Divulgação INSA/MCTI)
O testemunho é de momentos ímpares na primeira parte da missão internacional do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) na China. Nesta segunda-feira (20) o Diretor do INSA, Etham Barbosa, e a Coordenadora de Pesquisa, Dilma Trovão, têm pela frente uma série de novos compromissos voltados à inovação tecnológica na agricultura familiar e à integração científica entre Brasil e China.
Desde o último dia 14, eles cumprem agenda estratégica na Universidade Agrícola da China (CAU), em Pequim, pontuando a vivência de vários momentos singulares, que impactam sua maneira de ver o futuro da instituição. Ciceroneados pela professora Minli Yang, diretora do Centro de Pesquisa para a Mecanização Agrícola da CAU, seguem em contato direto com representantes de universidades do nordeste e outras regiões do Brasil, que há mais tempo firmaram parcerias com a universidade chinesa.
As trocas com estes representantes, com autoridades do MCTI e as inúmeras interações com empresas e a comunidade acadêmica chinesa têm reforçado a articulação internacional de políticas voltadas à inovação e à agricultura familiar, fortes potenciais brasileiros na esteira da sustentabilidade.
Entre os destaques da primeira parte da viagem, estão a Conferência dos Reitores das Universidades Agrícolas Mundiais, cujo tema foi “IA + Agricultura: Integração Transfronteiriça, Co-criando um Novo Ecossistema de Agricultura Inteligente”; além do Simpósio de Modelos de Desenvolvimento dos Países da Iniciativa Cinturão e Rota, reunindo pesquisadores e autoridades de diferentes nacionalidades. Um espetáculo de organização e beleza foi o aniversário de 120 anos de fundação da CAU, prestigiado pela comitiva do INSA. O roteiro também incluiu visita a uma associação chinesa de fabricantes de máquinas agrícolas e ao laboratório de testes do Centro de Mecanização Agrícola da China do Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais.

- Missão internacional do Instituto Nacional do Semiárido na China segue ao longo desta semana (Divulgação INSA/MCTI)
O ponto alto da missão foi a Cerimônia de Inauguração do Laboratório Conjunto China-Brasil de Mecanização e Inteligência Artificial na Agricultura Familiar. A placa inaugural foi descerrada pelo Diretor do INSA, Etham Barbosa, e pelo Coordenador-Geral de Tecnologia Social e Economia Solidária do MCTI, Dayvid Souza, simbolizando a consolidação de um projeto de cooperação científica iniciado com o Memorando de Entendimento assinado em junho de 2025.
A Diretoria do INSA ainda teve contato com empresa de tecnologia de monitoramento ambiental, a fim de estabelecer uma aproximação que deve se desdobrar em ações bilaterais importantes. A delegação de instituições do nordeste brasileiro segue dialogando com representantes da CAU, discutindo o que se construiu até o momento e os próximos passos.
Todo esse intercâmbio inspira o Dr. Etham Barbosa e a Dra. Dilma Trovão a seguirem confiantes da capacidade que o INSA tem de protagonizar e de liderar essas e outras iniciativas, impactando não apenas a região Semiárida, mas o Brasil como um todo.