Notícias
INSA/MCTI e UFCG promoveram o I Sanear Semiárido e III Seminário Paraibano de Compostagem
Mesa de abertura do I Sanear Semiárido (Victor Lima/Ascom INSA)
Encerraram-se na tarde da última quinta-feira (04), no Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes, em Campina Grande-PB, o I Sanear Semiárido e III Seminário Paraibano de Compostagem: mitigação para as mudanças climáticas. A programação dupla foi realizada numa parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), por meio do Laboratório de Tecnologias Agroambientais (LTA), e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI).
A solenidade de abertura contou com a participação do Prof. Joácio Morais, representando a Reitora da UFPB, Terezinha Domiciano; da Diretora Substituta do INSA/MCTI, Dra. Dilma Trovão; do Prof. Jean Carlo Fechine, que representou a Reitora da UNIFACISA, Gisele Gadelha; Profa. Arlinda Cezar Matos, representando o Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Instituto Venturi; Profa. Luiza Eugênia Cirne, anfitriã do evento; e o senhor Rosam Macau, Presidente da Associação de Catadores de Borborema (PB).
Além destes, o evento contou com participações e contribuições remotas e presenciais de órgãos de controle, representantes do Governo do Estado da Paraíba, produtores rurais, catadores, políticos, empresas, comunidade acadêmica e sociedade civil. Atores que lidam diariamente com os desafios do saneamento e da gestão de resíduos, reunidos para dialogar e trocar experiências com o propósito de difundir práticas de saneamento adaptadas ao semiárido, fortalecendo a compostagem como ferramenta estratégica para reduzir impactos ambientais.
Ao longo de dois dias, as discussões demonstraram como resíduos antes ignorados podem se transformar em insumos valiosos para a agricultura e para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Ao final do evento, a organizadora Luiza Cirne se juntou ao Prof. Juraci Suassuna (realizador da 1ª edição) e à Profa. Adriana Vital (que organizou a 2ª edição), para anunciar que o IV Seminário Paraibano de Compostagem será realizado na capital paraibana, João Pessoa.
Além da Dra. Dilma Trovão, participaram da programação o pesquisador colaborador da COPEQ, Dr. Valdemir Brito; e os pesquisadores bolsistas Daniela Batista, Gabriela Negromonte, Lindamara Costa, Mateus Mayer, Renato Lima, Whelton Brito e Rodrigo Barbosa, que apresentou a palestra “Tecnologia SARA: inovação e sustentabilidade no saneamento rural”. Também participaram os pesquisadores José Mariano da Silva Neto e Marcílio Máximo da Silva, que integram a equipe de implantação do Centro de Tecnologia em Energias Renováveis do Semiárido (CTERSA).
