Notícias
INSA/MCTI e PELD RIPA marcam presença na abertura da Semana do Meio Ambiente na Paraíba
A Semana do Meio Ambiente na Paraíba é uma iniciativa que visa incentivar a preservação e a sustentabilidade ambiental - Foto: Divulgação/INSA
A Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente) e a Semas (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade) deram início ontem (2) à Semana do Meio Ambiente 2025 da Paraíba, com uma cerimônia realizada no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, em João Pessoa (PB). O primeiro convidado a falar, depois da abertura, foi José Etham de Lucena Barbosa, diretor do INSA/MCTI (Instituto Nacional do Semiárido) e coordenador do programa PELD Rio Paraíba Integrado – PELD RIPA / CNPq, que destacou a importância do fomento à ciência e à tecnologia como ferramenta essencial para a conservação do meio ambiente. O evento contou ainda com a presença de autoridades, estudantes e representantes de diversas instituições.
Durante a abertura, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, enfatizou a importância da conscientização ambiental: “Cada um de nós precisa se perguntar o que estamos fazendo para mudar essa situação. O meio ambiente é um bem coletivo e precisamos nos apropriar dele para cuidar e tentar reverter esse quadro de destruição”.
A promotora de Justiça Daniela Lucena, do MPPB (Ministério Público da Paraíba), também participou da cerimônia. Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, ela reforçou o papel estratégico do Ministério Público na fiscalização e na articulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade: “É fundamental que unamos esforços institucionais para garantir a efetividade da legislação ambiental e conscientizar a população sobre seus direitos e deveres”.

- A programação inclui atividades em diversas regiões da Paraíba, além de palestras e oficinas na UFPB - Foto: Divulgação/INSA
A secretária da Semas, Rafaela Camaraense, destacou a necessidade de ações concretas e educação ambiental para enfrentar as mudanças climáticas: “Precisamos nos aproximar das pessoas, realizar ações concretas. Enquanto Governo, estamos fazendo interlocuções, buscando parceiros, apostando na educação”.
A programação da semana inclui atividades em diversas regiões da Paraíba, como Sousa e Monteiro, além de palestras e oficinas na UFPB (Universidade Federal da Paraíba). O encerramento está previsto para sexta-feira (6), na sede da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), com uma palestra da professora Dra. Monica Pereira e uma oficina com estudantes do projeto Recicla.
A Semana do Meio Ambiente na Paraíba é uma iniciativa que visa incentivar a preservação ambiental e a sustentabilidade, promovendo debates, reflexões e ações concretas em prol do meio ambiente.