Notícias
INSA/MCTI é homenageado com medalha Celso Furtado na câmara dos vereadores em Campina Grande (PB)
A audiência teve como tema principal a COP30 que será realizada no Brasil em novembro de 2025. - Foto: Victor Lima
Na manhã de ontem 29/07, o Instituto Nacional do Semiárido representado pelo diretor José Etham de Lucena Barbosa, foi uma das Instituições homenageadas com a Medalha Celso Furtado, concedida pela Câmara Municipal de Campina Grande - PB.
A homenagem aconteceu à convite da vereadora Jô Oliveira (PCdoB) em audiência pública. O evento fez parte da semana de desenvolvimento Celso Furtado e teve como objetivo central reconhecer quem luta por um futuro mais justo e sustentável. O tema da audiência foi a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada no Brasil em novembro de 2025.
O Diretor do INSA/MCTI em sua fala destacou que: "A criação do Instituto Nacional do Semiárido está profundamente inspirada na obra de Celso Furtado. Ele nos ensinou que o desenvolvimento precisa ter raízes: precisa considerar o território, as pessoas, o saber local, os ecossistemas, a história e a cultura. Ser agraciado com uma medalha que leva o nome de Celso Furtado tem um significado profundo para todos nós. Celso Furtado não foi apenas um dos maiores economistas da história do Brasil – ele foi, sobretudo, um pensador estratégico do país real."

- O Semiárido brasileiro merece políticas públicas duradouras e baseadas em ciência, tecnologia e justiça social. Fotos: Victor Lima
Participaram também da homenagem a Comissão Pastoral da Terra, BNB, AESA, UFCG, estudantes da Escola São Sebastião junto com a Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas, ARRPIA.
"O INSA molda o presente com os aprendizados do passado, para projetar um futuro justo, desenvolvido, sustentável e inclusivo." completou José Etham de Lucena Barbosa.