Notícias
INSA/MCTI deposita pedido de registro da marca coletiva Tatu-Pédon
O registro permitirá que os pesquisadores utilizem o selo de forma regulamentada - Foto: Divulgação/INSA
O INSA/MCTI realizou no final de setembro de 2025 o depósito do pedido de registro da marca coletiva Tatu-Pédon. O registro da marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) foi concretizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em parceria com o Núcleo de Solos e Mineralogia do INSA, formado pelo Pesquisador Titular Dr. Alexandre Pereira de Bakker e os pesquisadores PCI Dra. Kalline Carneiro, Dr. Alcinei Campos e Dra. Letícia Moro.
O registro como marca coletiva permitirá que pesquisadores e laboratórios vinculados ao INSA utilizem o selo de forma regulamentada, garantindo credibilidade, padronização e reconhecimento das análises desenvolvidas.
A marca foi registrada em duas modalidades: nominativa (Tatu-Pédon, que significa "Tatu-Solo") e figurativa, com elementos gráficos que reforçam sua identidade visual.
Voltada para a classe 42 da Classificação Internacional de Nice, a marca destina-se a identificar e proteger serviços técnicos relacionados a análises químicas, medição e avaliação de solos.
Celebrado junto ao INPI, este é um importante passo no fortalecimento da identidade institucional o INSA, promovendo a valorização das pesquisas em solos do Semiárido e ampliando a visibilidade dos serviços oferecidos.