Notícias
INSA disponibiliza nova aplicação web para solicitação de mudas nativas e raquetes de palma
- Foto: Heloise Monteiro
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) está ampliando as ferramentas tecnológicas para a solicitação de mudas nativas e raquetes de palma disponibilizadas pela instituição. A nova aplicação web Plantaí (https://plantai.insa.gov.br/) já pode ser acessada na página inicial do portal do INSA - insa.gov.br.
Conforme detalhou o pesquisador Ricardo Lima, supervisor de Gestão da Informação e Popularização da Ciência do INSA, Plantaí é uma aplicação de software idealizada para facilitar a prestação do serviço de doação de mudas de plantas de espécies nativas e adaptadas do Semiárido e de raquetes de palma forrageira (Opuntia sp) resistentes à cochonilha do carmim. As áreas de Biodiversidade e Produção Vegetal também integram a iniciativa.
Para acessar, basta rolar a página inicial do site, até localizar a logo da aplicação, que estará em destaque, localizada na seção “Serviços do INSA”. Ao clicar no ícone, o(a) usuário(a) será direcionado(a) a uma página para realizar um cadastro simples e em seguida, já poderá acessar as opções disponibilizadas pela aplicação, que permite o acompanhamento de todo o processo até o recebimento das mudas e/ou raquetes solicitadas.
Após confirmado, o pedido estará válido por 15 dias. Caso as mudas não sejam retiradas nesse prazo, o pedido será cancelado e o(a) solicitante terá que realizar uma nova solicitação. A retirada de mudas ocorrerá exclusivamente às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, na Estação Experimental Prof. Ignácio Salcedo - Rodovia PB-138, KM 4,5; Sítio Lucas, Campina Grande, PB.
No que diz respeito às raquetes de palma, é importante destacar que são 4 experimentos supervisionados pelo INSA e em cada um deles, há um período diferente para colheita e doação. No dia 24 de novembro inicia-se a colheita e doação em Petrolina-PE (experimento IV); no dia 09 de dezembro tem início a colheita e doação em Campina Grande-PB (experimento I); no dia 05 de janeiro de 2026 começa a colheita e doação em São Domingos-PB (experimento III) e por último, em 02 de fevereiro, inicia-se a colheita e doação em São João do Cariri-PB (experimento II). Vale salientar que estas são datas previstas e podem ocorrer mudanças, que serão previamente informadas na página da aplicação e em publicações nos canais de comunicação do instituto. O corte, carregamento e transporte das raquetes de palma são de responsabilidade do solicitante e devem ser agendados com antecedência pelos contatos disponibilizados
O INSA salienta que é vedada a venda das mudas doadas, sob pena de incorrer em sanções penais e administrativas. Eventuais doações de esterco, sementes ou outros insumos por parte dos(as) requisitantes são bem-vindas e estimuladas pelo Instituto, como forma de ampliar a oferta de mudas.