Notícias
II Seminário sobre Produção Animal no Semiárido debateu potencial dos arranjos produtivos agropecuários
Abertura do evento no auditório do INSA, em Campina Grande-PB (Victor Lima/Ascom INSA)
Chegou ao fim nesta quinta-feira (23) o II Seminário sobre Produção Animal no Semiárido-SEMPAS. Com o tema "Arranjos Produtivos Agropecuários", o evento foi realizado pela Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste do Brasil (RGA-NE) e organizado pela equipe de Produção Animal do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI).
Integrando a programação da 22ª SNCT do INSA, o SEMPAS reuniu especialistas em bovinocultura, caprino-ovinocultura, suinocultura e avicultura caipira com o objetivo de promover o debate técnico, científico e político sobre os principais arranjos produtivos agropecuários da produção animal no semiárido brasileiro, visando contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, a valorização dos saberes locais e o desenvolvimento sustentável da região.
A mesa de abertura contou com a presença da Profa. Mônica Correia Gonçalves, coordenadora de projetos do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA/UFCG); Profa. Ana Patrícia Almeida Bezerra, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da UFPB; José Cecílio Martins Neto, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB); Geovergue Rodrigues de Medeiros, Coordenador da Área de Produção Animal do INSA e Presidente da RGA-NE; além do Diretor Substituto do INSA, Alexandre Pereira de Bakker.

- Em pauta, os principais arranjos produtivos agropecuários da produção animal no semiárido brasileiro (Victor Lima/Ascom INSA)
Foram dois dias de programação, incluindo palestras, mesas redondas, exposições e apresentações de trabalhos científicos, com trocas de experiências entre representantes de instituições, parceiros, produtoras e produtores, comunidade acadêmica, além do público em geral. Entre os destaques do seminário, a participação de produtoras rurais levando suas vivências enriqueceu a programação, frente às discussões teóricas levantadas por pesquisadores, com destaque também para as provocações da plateia.
Cerca de 100 pessoas participaram de diferentes instituições públicas de ensino e pesquisa, como a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação Universidade Federal de Rondônia, além de entidades como as organizações sociais SOS Sertão e Agência Xique-Xique.
A Comissão Organizadora agradece imensamente a todos os setores do INSA, aos parceiros, patrocinadores e a todos os participantes e apoiadores que foram essenciais para a realização e sucesso do evento.
O II SEMPAS contou com a parceria da UFPB, UFCG, Campagro Consultoria e Instrutoria, e a Embrapa Caprinos e Ovinos. Patrocínio do CRMV-PB e da Organização SOS Sertão.

