Notícias
Gestão da propriedade intelectual do INSA/MCTI é tema de capítulo em e-book nacional
Capítulo destaca avanços e desafios ligados aos processos de transferência de tecnologia - Foto: Ione Barbosa
Estudo de caso que discute procedimentos adotados para otimizar a gestão da inovação, o registro e a transferência de tecnologia no Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) foi recém publicado como parte da coletânea “Administração e Gestão Estratégica: Desafios Contemporâneos nas Organizações”, disponível em formato e-book.
O capítulo intitulado “A gestão da propriedade intelectual no Instituto Nacional do Semiárido com a implantação do NIT INSA” destaca o fortalecimento da cultura de inovação, a melhoria na administração dos registros de propriedade, aumento da visibilidade das pesquisas desenvolvidas na Unidade de Pesquisa e a criação de redes de colaboração com outros parceiros institucionais.
A análise foi desenvolvida por Raissa Costa Silva, José Vanderson Cunha Nascimento, Marília Nóbrega de Assis, Marcelo da Costa Borba, Rafaela Silva e Josefa Edileide Santos Ramos, pesquisadores do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT INSA). Em operação desde 2022, o Núcleo tem a competência de intermediar a relação entre a pesquisa conduzida no Instituto e o setor produtivo, assegurando que novas descobertas científicas se transformem em inovações em benefício da sociedade.
Apesar dos progressos, também foram identificados desafios como a alta rotatividade de pessoal, a ausência de orçamento próprio, além dos diferentes níveis de maturidade tecnológica das pesquisas do INSA/MCTI, que podem afetar sua transferência direta para o mercado.
Entre as soluções propostas, os autores destacam a importância de cargos permanentes na equipe do NIT INSA, o fortalecimento da gestão financeira, o incentivo à pesquisa aplicada com maior potencial de inovação e a capacitação contínua dos pesquisadores da instituição em temas ligados à gestão da inovação e propriedade intelectual.
As observações do estudo podem auxiliar outras Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) que buscam aprimorar a gestão da inovação e da propriedade intelectual, fortalecendo assim a articulação entre os Núcleos de Inovação Tecnológica no Brasil.